Melhoria da cadeia da cachaça é alvo de competição de bioeconomia

Competição internacional é promovida pela UFMG, pelo governo de Minas e por universidade holandesa

Tonéis de madeira no Museu da Cachaça, em Maranguape, Ceará
Tonéis de madeira no Museu da Cachaça, em Maranguape, Ceará Eric Gaba / Wikimedia Commons (usuário Sting) / Creative Commons

Estão abertas, até 15 de outubro, as inscrições para a terceira edição da BiobasedBattle – Competição Internacional de Bioeconomia. O evento é promovido pela UFMG, em parceria com o Governo de Minas e pela universidade holandesa Avans Hogeschool, de ciências aplicadas. Nesta edição, o desafio propõe o desenvolvimento de propostas inovadoras para a cadeia produtiva da cachaça. A competição será realizada de 23 a 27 de outubro.

Ao longo de cinco dias, estudantes brasileiros e holandeses trabalharão em grupos multinacionais e multidisciplinares, simultaneamente no Brasil e na Holanda, e contarão com apoio e supervisão de professores e profissionais da área para o acompanhamento das atividades.

Podem se inscrever estudantes de graduação da UFMG, da Uemg, da Unimontes e demais universidades participantes do Living LabBiobasedBrazil de qualquer área do conhecimento. As inscrições podem ser feitas no site da competição, onde estão disponíveis mais informações.

Cachaça em números

De acordo com dados da Embrapa, a produção da cachaça artesanal mineira gera atualmente cerca de 115 mil empregos diretos e acumula ao longo do seu ciclo produtivo uma receita anual de R$1,4 bilhão. O estado possui 8.466 estabelecimentos produtores, sendo 53% localizados nas mesorregiões do Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri.

A parceria entre a UFMG – que promove o evento por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) – e a universidade holandesa se deu por meio do modelo de colaboração Living LabBiobasedBrazil. A competição, que também é apoiada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), será realizada na Plug Minas, localizada na Rua Santo Agostinho, 1.441, bairro Horto.