Lazer e esporte

Izabela Campos, do CTE, vai disputar o Mundial de Atletismo em Paris

Atleta paralímpica competirá no lançamento de disco e no arremesso de peso

.
Izabela Campos em treino no CTE: resultados expressivos no arremesso de peso e no lançamento de discoFoto: Zirlene Lemos | CTE/UFMG

A atleta do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG Izabela Campos, de 42 anos, vai defender o Brasil na próxima edição do Mundial de Atletismo. A competição será disputada em Paris, na França, de 8 a 17 de julho. Izabela está inscrita na categoria F11, para atletas com deficiência visual quase total, e vai disputar as provas de arremesso de peso e lançamento de disco, na qual é especialista. 

Ela integra delegação com outros 53 paratletas e 11 atletas-guias que vão participar do evento que serve de preparação para as Paralimpíadas de Paris, em 2024. Desde 2014, Izabela integra o Projeto de Esporte Paralímpico do CTE, apoiado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte, sob a coordenação da professora Andressa Mello.

“A expectativa para Paris é a melhor possível. Sigo trabalhando para alcançar e melhorar minhas marcas. Estou muito feliz, agradeço a todos que, de alguma forma, me ajudaram. Treino no CTE/UFMG de segunda a sábado, no período da manhã, e posso garantir que o esforço vale a pena”, comenta a atleta.

Izabela contraiu sarampo aos 6 anos e perdeu a visão progressivamente até não enxergar mais aos 15. Aos 21, começou no atletismo com o intuito apenas de perder peso. Chegou a correr 5 mil, 1,5 mil, 800 e 400 metros, mas foi com as provas de campo que mais se identificou. Sua primeira convocação foi para os Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. “O esporte foi um divisor de águas na minha vida. Tudo que tenho e aprendi me foi dado através dele. Às vezes, me pego pensando o que seria de mim se não tivesse começado. Em minha cabeça, vêm algumas ideias, mas nenhuma delas me leva aos lugares e vivências que o esporte me proporcionou. Ele me transformou em uma pessoa melhor em todos os aspectos da minha vida”, avalia.

No mês passado, Izabela conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo – no Arremesso de Peso Classe F11, com a marca de 10,12m (recorde da competição), e no Lançamento de Disco Classe F11, com a marca de 33,98m. Prestes a disputar sua quarta paralimpíada, Izabela foi medalhista nos Jogos Rio 2016. Seu currículo soma participações no Grand Prix de Atletismo Paralímpico em Marraquexe (2022), dois Jogos Parapan-americanos e cinco edições do Mundial de Atletismo. 

Entre as principais conquistas da atleta, destacam-se a medalha de bronze no lançamento de disco no Mundial Dubai em 2019, a medalha de ouro no lançamento de disco, bronze no lançamento de dardo e no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Lima em 2019, prata no lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco no Mundial de Londres em 2017, bronze no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016, bronze no lançamento de disco no Mundial de Doha em 2015, ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos Toronto em 2015 e bronze no arremesso de peso no Mundial de Lyon em 2013.

Neste vídeo, a atleta conta parte de sua história.

Mundial de Atletismo
O Mundial de Atletismo de Paris é o primeiro após os Jogos de Tóquio 2021 e se projeta como o maior evento paralímpico antes dos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024. A competição será realizada no Estádio Charlety, que já sediou etapas do Grand Prix da modalidade. 

A delegação de 54 atletas – três deles convidados diretamente pelo World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional – é a maior enviada pelo Brasil a mundiais da modalidade. Até então, a maior equipe brasileira de atletismo havia competido em Dubai, nos Emirados Árabes, em 2019, quando 43 atletas foram convocados. Naquela ocasião, os brasileiros fizeram sua melhor campanha na competição, alcançando a segunda colocação no quadro geral, com 39 medalhas (14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze). 

Segundo o Departamento de Esportes de Alto Rendimento do CPB, o Brasil já conquistou 215 medalhas (74 de ouro, 65 de prata e 76 de bronze) na história dos mundiais de atletismo. A modalidade responde pelo maior número de medalhas conquistadas pelo país nos jogos paralímpicos (170 pódios).

Esporte paralímpico
O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG abriga as modalidades paralímpicas de atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo (da iniciação ao alto rendimento). O CTE forma atletas que residem na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na semana passada, o órgão recebeu a visita de Marta Sobral, secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte. Ex-pivô da seleção brasileira de basquete feminino, Marta elogiou as instalações do local. Leia mais em matéria publicada no Portal UFMG.

Com Assessoria de Comunicação do CTE