Notícias Externas

Jornal independente promove festival literário de Fake News

1º Festival Jacaré de Fake News tem como objetivo alertar para o problema das noticias falsas em ano eleitoral

Nome do festival foi inspirado na fala do presidente Jair Bolsonaro sobre vacinas.
Nome do festival foi inspirado na fala do presidente Jair Bolsonaro sobre vacinas. Imagem: Jornal Plural - plural.jor.br/jacare

Primeiro de abril é conhecido como Dia da Mentira. Porém, a epidemia de notícias falsas, que contamina o debate público, é um dos grandes problemas da atualidade e acabou com a graça das brincadeiras de 1º de abril. Jornalistas trabalham diariamente para desmentir os boatos que proliferam todos os dias. Então, não parece estranho que um grupo de jornalistas promova justamente um festival de fake news?
Calma, o objetivo do Primeiro Festival Jacaré de Fake News não é enganar ninguém. Promovido pelo Jornal Plural, um jornal online independente de Curitiba-PR, o concurso vai premiar as melhores e mais criativas obras baseadas em notícias falsas. Cada inscrito pode enviar até dois textos inéditos, em forma de reportagem jornalística fictícia, crônica ou editorial, tendo como critério único o limite máximo de 12 mil caracteres. Os três textos selecionados pela comissão julgadora, além de publicados em um livro a ser editado pelos organizadores, serão premiados com valores que vão de R$ 1.000 a R$ 2.500. As inscrições estão abertas até o dia 01/05 e podem ser feitas no site plural.jor.br/jacare.

O jornalista Rogério Galindo, um dos fundadores do Jornal Plural, conversou com o programa Expresso 104,5, nesta sexta-feira 1º de abril.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto.

Produção: Filipe Sartoreto