Notícias Externas

Jornalismo da Rádio UFMG Educativa passa por reformulação

Emissora interrompe produção para rediscutir formatos, programas e linguagens

Estúdio da Rádio UFMG Educativa onde o Jornal UFMG era apresentado
Estúdio da Rádio UFMG Educativa Ruleandson do Carmo I UFMG

Com o objetivo de pesquisar novos produtos e formatos diante dos desafios da produção de notícias, o jornalismo da Rádio UFMG Educativa está passando por reformulação. Desde a última quarta-feira, 1º de maio, o Jornal UFMG, informativo diário de 30 minutos, não vai ao ar. A faixa de música clássica, que normalmente toca das 12h25 às 12h30, teve seu horário ampliado até as 13h.

A reformulação é fruto de discussões e mudanças que vêm sendo feitas no Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, unidade à qual a rádio e as demais mídias institucionais da Universidade estão vinculadas. Desde 2017, as reformulações têm sido debatidas com a comunidade, por meio da realização de duas edições do Colóquio Universidade e Comunicação Pública: a primeira dedicada às mídias sonoras, e a segunda, à produção textual jornalística no ambiente institucional. Entre as  mudanças ocorridas nos últimos anos destaca-se também a estreia do novo Portal da UFMG e a reestruturação da TV UFMG, núcleo hoje responsável por produções audiovisuais em múltiplas plataformas.

“A produção jornalística da Rádio UFMG Educativa tem lugar fundamental no espectro midiático em Belo Horizonte. É necessário que reconheçamos que o jornalismo produzido pela equipe de reportagem da rádio, já na fundação da emissora, em 2005, ressignificou a produção jornalística na capital mineira. Com base no exemplo de nossa emissora, outras começaram a investir no formato reportagem”, destaca o coordenador-executivo de Comunicação da UFMG, Marcílio Lana. “Mas, agora, chegamos a um cenário que é necessário repensar o nosso fazer diante das transformações que o jornalismo está atravessando, sobretudo diante das redes sociais”, completa a também coordenadora-executiva de Comunicação da Universidade, Tacyana Arce, a primeira editora de jornalismo da Estação do Conhecimento.

O Jornal UFMG é um dos produtos mais antigos da emissora e foi criado em 2005. O noticiário já passou por algumas reformulações ao longo desses 13 anos, visando sempre à qualidade do conteúdo veiculado. A última delas ocorreu em 2011 quando, entre outras mudanças, o jornal ganhou colunistas fixos ligados a grupos de pesquisas da UFMG.

Compromissos
Para a coordenadora de jornalismo da Rádio UFMG Educativa, Paula Alkmim, a emissora entra agora em nova fase: “ao longo de mais de uma década, o Jornal UFMG cumpriu missão importante de levar informação e serviço para a população que vive na Grande BH, com a produção de entrevistas, colunas e reportagens analíticas e foco no interesse do cidadão. Mas é natural no jornalismo – uma área em constante modificação – que os produtos passem de tempos em tempos por reformulações. Nessa nova fase, vamos desenvolver novos formatos mantendo os nossos compromissos fundamentais: a qualidade da informação e a formação de novas gerações de jornalistas”.

“O contexto midiático nos desafia. É necessário que compreendamos a produção do podcast, da produção sonora jornalística para além do dial. Será uma parada pequena para que nos reestruturemos, assim como já ocorreu com a TV UFMG”, destaca Tacyana Arce.

De acordo com Paula Alkmim, durante essa parada técnica, os jornalistas Alessandra Ribeiro, Alicianne Gonçalves, Tiago de Holanda, Arthur Bugre e Vinícius Luiz vão se dedicar à pesquisa sobre novos formatos e linguagens radiofônicas e ao desenvolvimento dos novos programas jornalísticos da emissora. Os estudantes em formação também participam do processo de reformulação. Os demais programas da emissora não serão afetados pela reformulação do jornalismo.

A Rádio UFMG Educativa já ganhou 33 prêmios, entre eles o Délio Rocha, do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento e o Sebrae-Minas, além de quatro menções honrosas.

A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida na frequência 104,5 FM ou pela internet.