Lançado o Portal do Bicentenário da Independência

Professor Luciano Mendes, da Faculdade de Educação da UFMG, falou sobre o projeto, em entrevista ao programa Conexões

Marca do projeto que busca ampliar os sentidos da Independência
Marca do projeto que busca ampliar os sentidos da Independência Divulgação

A Independência do Brasil completa 200 anos em 2022 e, para marcar a data com uma nova forma de celebração, professores, pesquisadores, movimentos sociais e entidades lançam o Portal do Bicentenário da Independência. O portal já está no ar desde o feriado da Independência e traz, de forma gratuita, diversos conteúdos destinados à educação básica, para discutir a independência do país para além dos livros escolares. O conteúdo é formado por sequências didáticas, relatos de práticas, espaço para material acadêmico, dissertações, livros e vídeos.

A iniciativa busca propor reflexões e exercitar o pensamento crítico sobre o período em que o país se tornou independente, sem deixar de lado os movimentos locais que levaram à construção da nação e as figuras e narrativas que fizeram parte desse processo, mas não aparecem nos livros escolares.

O Portal da Independência do Brasil e sua contribuição para a educação brasileira foram tema de entrevista no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 8. Em conversa com o jornalista Hugo Rafael, o professor Luciano Mendes, da Faculdade de Educação da UFMG, secretário da SBPC Minas e colaborador da Rádio UFMG Educativa, falou sobre os objetivos do projeto e as reflexões que ele suscita neste momento.

Ouça a entrevista no SoundCloud.

Os conteúdos do Portal do Bicentenário podem ser acompanhados em Youtube, Facebook, Twitter e Instagram. Também é possível saber mais sobre o projeto no site do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael