Notícias Externas

“Lazer é necessidade humana” e precisa estar na agenda do próximo prefeito de BH

No novo episódio da série ‘Vote com ciência’, professor da Escola de Educação Física fala sobre os desafios para o setor em tempos de pandemia

Praça da Liberdade, na região centro-sul de BH
Praça da Liberdade, na região centro-sul de BH Domínio público

O lazer é um direito social e uma necessidade humana, mas ainda recebe poucos investimentos públicos. A análise é do professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG Helder Isayama, que atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. No novo episódio do Vote com ciência, ele destaca a necessidade de se pensar em políticas intersetoriais para o lazer, abrangendo áreas como esporte, cultura, turismo e segurança pública.

O professor também afirma que o coronavírus traz novos desafios para as políticas para o setor: “A pandemia escancara as desigualdades sociais. Para quem tem condições de fazer distanciamento social, o lazer se tornou doméstico, mediado, na maioria das vezes, por novas tecnologias. Mas o acesso a tecnologias não é uma realidade para toda a população”. Ele alerta ainda para discursos assistencialistas ou salvacionistas sobre o lazer.

Ouça o episódio 9 da série "Vote com ciência" sobre o tema políticas para o lazer

Na série Vote com ciência, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, as políticas que precisam ser implementadas e dicas para o eleitor não cair em ciladas. 

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no  programa Conexões. Com o feriado de finados na segunda-feira, o décimo episódio irá ao ar na terça (03/11). O convidado é o professor da Faculdade de Direito da UFMG Pedro Nicoli. Ele é um dos coordenadores do Diverso UFMG - Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero e irá falar sobre políticas para a população LGBT+.

Ouça aqui todos os programas já veiculados. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.