Notícias Externas

Livro apresenta sociedade que tenta proibir a literatura

.
. Reprodução

Ao longo da história, processos antidemocráticos determinaram o confisco de vários livros considerados subversivos. A inquisição, o nazismo e até a ditadura militar no Brasil são alguns exemplos disso. Esse processo de banimento dos livros de uma sociedade normalmente representa o esforço de um governo que pretende se perpetuar no poder.

Para mostrar o poder dos livros para a formação de uma sociedade, o doutor em Ciências Jurídicas, promotor e fotógrafo Fausto Luciano Panicacci escreveu a obra O Silêncio dos Livros

A trama fala de um tempo onde os livros estão proibidos em vários países, por serem considerados antidemocráticos e por, supostamente, congelarem a visão de quem os lê. Essa pode parecer uma visão completamente absurda. 

No entanto, a história pode nos provar que insanidades como essa podem ser defendidas por indivíduos alienados e, até mesmo, por governos inconsequentes.

O escritor Fausto Luciano Panicacci falou sobre a obra, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 17.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Daniel Silveira e Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael