Pesquisa e Inovação

Obra de professor da Arquitetura relaciona autor do século 15 à produção urbanística atual

Carlos Antonio Brandão investiga tratado de Leon Alberti; lançamento será neste sábado

Investigação tem base em texto do Renascimento
Investigação tem base em texto do Renascimento Editora UFMG

O professor Carlos Antonio Leite Brandão, da Escola de Arquitetura da UFMG, lança neste sábado, em Belo Horizonte, o livro Arquitetura, humanismo e República: A atualidade do ‘De re aedificatoria’ (Editora UFMG). Por meio da análise do tratado de Leon Battista Alberti (1404-1472), um dos textos mais importantes do Renascimento e do humanismo italiano e da chamada “arte de edificar”, o autor revela os principais problemas e equívocos da produção arquitetônica e urbanística recente.

Carlos Brandão lança mão de abordagem transdisciplinar e transtemporal, de acordo com o texto de orelha do livro, para investigar alguns dos principais operadores do tratado albertiano – como a razão, o sentido e os fundamentos antropológicos dos projetos e das construções. Ele põe esses operadores "em diálogo crítico com o modo atual de pensar e produzir tanto cidades, lugares e edifícios quanto nós mesmos, como indivíduos e cidadãos, a sociedade, as instituições e a res publica na qual compartilhamos uma origem e um destino comuns e o desejo de uma vida melhor, mais feliz e mais justa".

Pesquisador do CNPq, doutor em filosofia e professor titular de história e teoria da arquitetura, da cidade e da arte da Escola de Arquitetura da UFMG, Carlos Antonio Leite Brandão foi diretor da Escola de Arquitetura e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade. Pela Editora UFMG, ele publicou A formação do homem moderno vista através da Arquitetura, Quid Tum? O combate da arte em Leon Battista Alberti, As cidades da cidade, A república dos saberes e Na gênese das racionalidades modernas: em torno de Alberti.

O evento de lançamento do livro – que tem 272 páginas e preço de capa de R$ 47 – terá início às 14h30, na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274).

Com informações da assessoria de imprensa da Editora UFMG