Livro discute impressões de outros escritores sobre Machado de Assis
Os professores e pesquisadores da área de literatura brasileira, Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn publicaram o livro Escritor por Escritor - Machado de Assis Segundo seus Pares
Machado de Assis, Carlos Drummond Andrade, Clarice Lispector. Com certeza você sabe que eu estou me referindo a grandes nomes da literatura brasileira. Mas será que eles e tantos outros escritores sempre tiveram a fama que têm hoje?
Pensando em esclarecer melhor todo o processo que torna certos autores consagrados, especialmente Machado de Assis, os professores e pesquisadores da área de literatura brasileira, Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn publicaram o livro Escritor por Escritor - Machado de Assis Segundo seus Pares.
Na publicação, eles reúnem textos e análises a respeito da percepção de outros escritores sobre Machado de Assis ao longo do tempo e o processo que o transformou de um autor renegado em um autor consagrado. O trabalho de pesquisa reuniu artigos, poemas, cartas e excertos de 33 dos principais escritores do Brasil que falam sobre o autor de Dom Casmurro.
Para falar com gente um pouco mais sobre a percepção de outros autores sobre a obra de Machado de Assis ao longo do tempo,o programa Universo Literário conversou com o pesquisador e professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Universidade de São Paulo-, Hélio de Seixas Guimarães.