Pesquisa e Inovação

Livro divulga os trabalhos de alunos de Pós-Graduação em Letras da UFMG em torno de representações da natureza

Nas Trilhas de Gaia tem organização da professora Elisa Amorim e foi publicado pela editora do Laboratório de Edição da Faculdade de Letras

.
. Labed / Reprodução

Reflexões sobre o modo de viver atual do ser humano e a nossa desconexão com o planeta Terra enquanto organismo vivo têm ganhado força nos últimos anos. O isolamento social como forma de enfrentamento à pandemia de Covid-19 potencializou essas discussões, especialmente na voz de pensadores como o líder indígena Ailton Krenak, que discursa sobre como as ações predatórias e destrutivas e a ideia de centralidade da espécie humana prejudicam a nossa relação com o planeta. Lançado pela editora do Laboratório de Edição da Faculdade de Letras da UFMG (Labed), o livro Nas trilhas de Gaia -  natureza e violência na literatura e outras Artes divulga trabalhos de alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade em torno das representações da natureza na literatura e em outras artes. A maior parte dos textos reflete sobre a crescente destruição do meio natural, sobre as ruínas da modernidade e os efeitos do chamado Antropoceno, era geológica marcada pela ação humana sobre o planeta, presentes na literatura contemporânea. Outros temas também tratados são a relação entre humanos e não humanos e as poéticas da paisagem e do meio-ambiente. O livro, que acaba de ser lançado, foi organizado pela professora Elisa Amorim.  Ela conversou com o programa Universo Literário nesta terça-feira, 5. Na conversa, a professora falou sobre o livro e, também, sobre as relações entre o ser humano e a natureza na literatura brasileira e o potencial da literatura para apresentar essas reflexões.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck:

Nas Trilhas de Gaia, pode ser encontrado no site. Mais informações e os lançamentos da editora do Labed no @labed_ufmg.

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória