Pesquisa e Inovação

Livro do Projeto República reúne panfletos inéditos sobre a Independência do Brasil

Pesquisadora Marcela Telles de Lima é uma das organizadoras da obra e falou sobre o processo de pesquisa para o livro, em entrevista ao programa Conexões

Publicação em formato digital está disponível gratuitamente
Publicação em formato digital está disponível gratuitamente Reprodução

Uma publicação produzida pelo Projeto República, do Departamento de História da UFMG, reúne panfletos inéditos sobre a Independência do Brasil. Organizado por professores da UFMG e publicado pelo Senado, a obra Vozes do Brasil mostra que o movimento de emancipação foi resultado de uma mobilização popular no espaço público ao longo dos primeiros anos da década de 1820 e foi além de uma articulação exclusivamente das elites. O livro apresenta 21 panfletos escritos e distribuídos ao longo do período, que, como centenas de outros, contribuíram para estimular o debate sobre a independência e proporcionar a participação popular no movimento.

Os panfletos selecionados pelos pesquisadores integram a coleção do escritor, diplomata e historiador brasileiro Manoel de Oliveira Lima, que está guardada em Washington, nos Estados Unidos, há cem anos. Nenhum deles estava digitalizado e nunca antes foram publicados no Brasil. Os folhetos são editados e divulgados por iniciativa do Senado Federal e organizados pela historiadora Heloísa Starling, que é professora do Departamento de História da UFMG e coordenadora do Projeto República, e também pela pesquisadora Marcela Telles. No livro, cada panfleto conta com uma nota introdutória, que fornece informações sobre o contexto histórico que motivou a escrita. A obra também contém dois ensaios: um sobre a história e a linguagem do panfleto e outro sobre a utilização do gênero no contexto da emancipação brasileira.

Nesta segunda-feira, 25, a pesquisadora do Projeto República Marcela Telles de Lima, uma das organizadoras do livro Vozes do Brasil, conversou com a jornalista Luíza Glória, no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. "Os panfletos eram impressos no Rio, na Bahia, em Portugal e circulavam onde havia maior circulação de pessoas. Corriam de mão em mão, eram colados em postes, debatidos e têm vários formatos: cartas, sonetos, extratos de jornais. São vários tipos de linguagens que são utilizadas nos panfletos", explicou.

Ouça a entrevista conduzida pela jornalista Luíza Glória.

O livro Vozes do Brasil está disponível para compra em formato impresso ou pode ser baixado gratuitamente no site da livraria do Senado.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória