Notícias Externas

Livro propõe reflexão sobre a passagem do tempo a partir da amizade de um jabuti e uma siriruia

Publicação é do Estraladabão, selo de divulgação científica para crianças criado pela Editora UFMG

Capa de 'O jabuti e a siriruia'
Capa de 'O jabuti e a siriruia' Divulgação

As siriruias, também conhecidas como aleluias ou efeméridas, são um dos bichos com menor expectativa de vida em todo o reino animal. Em sua fase adulta, elas vivem, no máximo, um dia. O jabuti, por outro lado, pode ultrapassar os cem anos, sendo um dos animais mais longevos entre os que habitam os biomas brasileiros.

O encontro de representantes dessas duas espécies, mesmo tão diferentes, é o ponto de partida para o livro O jabuti e a siriruia: o ciclo da vida, lançamento mais recente da autora Márcia Abreu. A obra é um livro infantil de divulgação científica que acompanha a jornada de um jabuti centenário e uma siriruia adulta que, perdida do bando, precisa da ajuda do réptil. Além de refletir sobre a experiência do tempo, percebida de formas opostas pelos personagens, a história traz informações sobre a biologia de ambas as espécies. As ilustrações são do quadrinista Bira Dantas.

Em entrevista ao programa Universo Literário dessa segunda-feira, 27, a professora de literatura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Márcia Abreu associou a produção do livro a iniciativas de "aliar o conhecimento sobre um determinado tema com narrativas ficcionais", método bastante comum na literatura infantil. Apesar da história ser direcionada para as crianças, a autora também enxerga um ponto de contato com o público adulto e relaciona a caracterização das personagens à tentativa de "favorecer uma identificação do leitor".

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O jabuti e a siriruia: o ciclo da vida é uma publicação do selo Estraladabão e está disponível para compra no site da Editora UFMG.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas