Notícias Externas

Livro infantil resgata histórias tradicionais de princesas e rainhas africanas

Autora da obra falou sobre a importância da inserção da cultura africana nas escolas por meio da literatura

“As histórias deste livro mostram como princesas se tornaram, mais tarde, rainhas. Essas histórias vêm de fontes tradicionais conhecidas, contadas e recontadas pelo povo africano e afro-brasileiro, nas quais uma mulher chamada Oduduwá criou o planeta terra e, se uma mulher teve esta capacidade, o poder está com ela.”

O trecho acima faz parte da apresentação do livro Omo-Oba: Histórias de Princesas. A obra, escrita pela doutora em educação Kiusam De Oliveira, traz ilustrações de figuras negras e narra contos de orixás e mitos africanos, por meio da tradição ketu, a maior nação do candomblé.

A produtora da Rádio UFMG Educativa Gabriela Sorice conversou com a autora Kiusam de Oliveira, que também é professora da Universidade Federal do Espírito Santo, doutora em educação, artista multimídia e contadora de histórias. A entrevista foi ao ar no programa Universo Literário desta sexta-feira, 23.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto e Gabriela Sorice - Parte 1.mp3
Ouça a conversa com Filipe Sartoreto e Gabriela Sorice - Parte 2.mp3

O livro pode ser encontrado no site da Mazza Edições.