Notícias Externas

Livro relata experiências de arte e psicanálise no atendimento a jovens negros e periféricos

Projeto atende jovens de 12 a 18 anos que sofreram alguma violação de direito em casa ou na rua

Desembola na ideia já lançou materiais públicos, detalhando a metodologia do projeto
'Desembola na Ideia' já lançou materiais públicos, detalhando a metodologia do projeto Reprodução / Divulgação

Criado em 2016, o projeto psicossocial Desembola na Ideia atua atendendo adolescentes e jovens expostos a situações de risco à violência, condições econômicas de pobreza e extrema pobreza, estrutura familiar frágil e segregação social, por meio de ações como acompanhamento psicanalítico, atividades artísticas e de comunicação, campanhas de mobilização por direitos e ações de enfrentamento ao preconceito social. O projeto é realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC)

O projeto lança agora o livro Desembola na Ideia - arte e psicanálise implicadas na vulnerabilidade juvenil, no qual são abordados os trabalhos realizados pelo grupo no decorrer dos anos. O livro procura também mostrar o trabalho institucional feito por artistas, psicanalistas e educadores sociais.

O projeto e o lançamento do livro Desembola na Ideia foram tema do programa Expresso 104,5, desta sexta-feira, 2. Em conversa com o apresentador Filipe Sartoreto, o psicanalista Vinicius Carossi, do projeto Desembola na Ideia, contou a história do projeto, detalhes sobre o livro e as dificuldades que a iniciativa enfrenta durante o período de distanciamento social. 

“A escuta psicanalítica, via de regra, não é suficiente para conseguir acessar esses meninos. A gente precisa de mais vias, a gente chama de produção de subjetividade, um momento em que o sujeito possa aparecer de uma forma menos atuada. E para isso a gente trabalha juntos no ateliê de arte em uma produção sempre seguida de uma conversa. A gente usa a construção artística para que isso possa se tornar uma palavra”, explicou.


Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael