Notícias Externas

Livro 'Sol em Pequenas Doses' resgata poesias dos anos 80 de autora negra

Sol de Paula encontrou os textos esquecidos em um baú e os tranformou em novos poemas

Sol de Paula: poesias encontradas em um baú se tornaram novos poemas
Sol de Paula: poesias encontradas em um baú se tornaram novos poemas Divulgação

Poesias feitas nos anos 80 por uma autora negra são resgatadas décadas depois de sua criação. Esse é o livro Sol em Pequenas Doses, da carioca Sol de Paula. Ela encontrou os textos antigos guardados em um baú no quintal de casa e captou a atemporalidade dos versos para transformá-los em poemas novos, publicados em 2020. Em mais de 100 páginas, a produção trata de temas como o amor e a saudade, mas também denuncia o racismo e o feminicídio. As narrativas têm origens imaginárias, no cotidiano da poeta e em questões nacionais. 

A escritora se insere na literatura feminina negra contemporânea em forma de poesia e pretende se conectar com pessoas interessadas em ressignificar seus lugares de fala e escuta. Sol de Paula se define psicóloga por formação e escritora por inspiração. Em seus versos, as falas pretas se somam, vozes que, segundo a autora, estavam até pouco tempo apagadas no fazer literário e na memória.  

O programa Universo Literário conversou com a poeta Sol de Paula sobre o livro Sol em Pequenas Doses. A autora explica que muitos dos temas que aborda hoje já eram suas pautas no passado e que, infelizmente, várias questões ainda permanecem. “Eu gostaria que tivesse mudado muita coisa. Porque eu percebo que, desde aquela época, eu vinha com uma escrita de denúncia, mas também de transformação, e eu vejo que hoje, desde 2017, quando volto a escrever de maneira mais assídua, que muitos dos temas que eu trago hoje já eram meus temas na década de 1980. Muita coisa mudou, mas muita coisa ainda permanece. Críticas ao racismo, ao feminicídio.”

Ouça a conversa com a produtora Enaile Almeida:

Sol em Pequenas Doses é uma publicação da Editora Itapuca e pode ser encontrado no site e outras livrarias físicas e virtuais. O trabalho da autora Sol de Paula pode ser acompanhado em seu perfil no Instagram: @soldepaula.oficial. Além disso, no canal Ocupação Afropoética no Youtube você encontra conversas de Sol de Paula com artistas sobre as mais diversas linguagens. 

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória