Pesquisa e Inovação

Em livro, cientistas políticos analisam lógica que orienta eleições municipais

Helcimara Telles, professora do DCP, é uma das organizadoras da obra

Imagem de capa do livro, que reúne 13 artigos
Imagem de capa do livro, que reúne 13 artigos Editora FGV

Um mosaico dos fatores que influenciam o voto nos municípios brasileiros é apresentado no livro A lógica das eleições municipais, organizado pelo cientista político Antonio Lavareda, especialista em comportamento eleitoral, e pela professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política da Fafich, que será lançado nesta terça-feira, 30, às 18h, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. O lançamento ocorre durante o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

A obra, publicada pela Editora FGV, é organizada em 13 capítulos assinados por 34 pesquisadores acadêmicos e do mercado. Neles, os autores buscam desvendar os sem-número de aspectos que norteiam as campanhas municipais e direcionam o voto em ambientes de enorme heterogeneidade socioeconômica.

As análises, que se concentram nas eleições municipais de 2012, abordam temas como fragmentação das eleições locais e emergência de novas forças políticas (Silvana Krause, Denise Paiva Ferreira, Pedro Floriano Ribeiro e Paulo Victor Melo), o papel das câmaras municipais (Maria Teresa Miceli Kerbauy), escândalos midiáticos e as campanhas para prefeito em Belo Horizonte (Helcimara Telles, Pedro Soares Fraiha e Nayla Lopes), petismo e antipetismo em São Paulo (Márcia Cavallari Nunes e José Roberto de Toledo) e a repercussão das campanhas pela internet, com ênfase na influência exercida por titulares de perfis no Twitter (Cláudio Penteado, Nayla Lopes e Regina Helena), entre outros temas.

A lógica das eleições municipais está à venda no site da Editora FGV por R$ 63.