Coberturas especiais

Luta antimanicomial é tema de programação especial na Rádio UFMG Educativa

Emissora destacou instituições psiquiátricas retratadas na literatura, programação da XI Semana de Saúde Mental e tradicional inserção do ‘Louca sintonia’

Desfile pela Luta Antimanicomial foi realizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte
Usuários da Rede Substitutiva de Saúde Mental de BH retomaram desfile pela luta antimanicomialFoto: Raphaella Dias | UFMG

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, a Rádio UFMG Educativa veiculou uma série especial de conteúdos para marcar a data, como já se tornou tradição na emissora.

O programa Universo literário destacou a obra do escritor Lima Barreto, autor de Diário do hospício e O cemitério dos vivos. Internado mais de uma vez em instituições psiquiátricas depois de ter delírios relacionados ao consumo abusivo de álcool, ele relatou, na literatura, o tratamento degradante dado aos internos dos manicômios. O convidado para falar sobre esse aspecto da obra de Barreto foi o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Adélcio de Sousa Cruz, também membro da Comissão Editorial do Portal Literafro, da Faculdade de Letras da UFMG. Ouça a entrevista conduzida pela apresentadora Michelle Bruck.

O programa Conexões, apresentado por Luíza Glória, destacou o tema da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, Saúde mental é democracia, com o depoimento da coordenadora da atividade, Cláudia Mayorga, que é pró-reitora de Extensão da UFMG.

Desfile pela Luta Antimanicomial foi realizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte
Desfile pela luta antimanicomial foi realizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte Foto: Raphaella Dias | UFMG

Louca sintonia
Como nos anos anteriores, o Conexões também teve a participação de usuários do Centro de Convivência do Bairro São Paulo, da Rede Substitutiva de Saúde Mental de BH, parceiros da emissora no programa Louca sintonia. O programa especial contou com a colaboração das alunas da disciplina Prática clínica em Terapia Ocupacional II, ministrada pela professora Regina Céli Fonseca Ribeiro, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do projeto de extensão Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade, vinculado ao mesmo departamento.

Ouça as participações, além do samba-enredo que marcou o retorno do desfile da Escola Liberdade Ainda que Tan Tan nas ruas de Belo Horizonte: