Luta antimanicomial é tema de programação especial na Rádio UFMG Educativa
Emissora destacou instituições psiquiátricas retratadas na literatura, programação da XI Semana de Saúde Mental e tradicional inserção do ‘Louca sintonia’
No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, a Rádio UFMG Educativa veiculou uma série especial de conteúdos para marcar a data, como já se tornou tradição na emissora.
O programa Universo literário destacou a obra do escritor Lima Barreto, autor de Diário do hospício e O cemitério dos vivos. Internado mais de uma vez em instituições psiquiátricas depois de ter delírios relacionados ao consumo abusivo de álcool, ele relatou, na literatura, o tratamento degradante dado aos internos dos manicômios. O convidado para falar sobre esse aspecto da obra de Barreto foi o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Adélcio de Sousa Cruz, também membro da Comissão Editorial do Portal Literafro, da Faculdade de Letras da UFMG. Ouça a entrevista conduzida pela apresentadora Michelle Bruck.
O programa Conexões, apresentado por Luíza Glória, destacou o tema da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, Saúde mental é democracia, com o depoimento da coordenadora da atividade, Cláudia Mayorga, que é pró-reitora de Extensão da UFMG.
Louca sintonia
Como nos anos anteriores, o Conexões também teve a participação de usuários do Centro de Convivência do Bairro São Paulo, da Rede Substitutiva de Saúde Mental de BH, parceiros da emissora no programa Louca sintonia. O programa especial contou com a colaboração das alunas da disciplina Prática clínica em Terapia Ocupacional II, ministrada pela professora Regina Céli Fonseca Ribeiro, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do projeto de extensão Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade, vinculado ao mesmo departamento.
Ouça as participações, além do samba-enredo que marcou o retorno do desfile da Escola Liberdade Ainda que Tan Tan nas ruas de Belo Horizonte: