Arte e Cultura

Mabe Bethônico, da UFMG, expõe obra na Bienal de Bruxelas

Fotografia tirada em uma fábrica de roupas estimula reflexão sobre o trabalho contemporâneo

Obra
Obra é resultado de residência artística realizada em cidades da caatinga brasileiraReprodução

Todos podem fazer nada. Essa é a provocação lançada por Mabe Bethônico, artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA), em obra selecionada para a Bienal Oh Les Beaux Jours, que será realizada de 6 de outubro a 10 de dezembro em Bruxelas, na Bélgica. Na fotografia, que simula a capa de um livro, Mabe propõe reflexão sobre o trabalho no mundo moderno. A obra é aberta e pode ser baixada com marcações para uso como capa de livro. 

A obra consiste de uma fotografia de trabalhadoras tirada em intervalo numa fábrica de roupas, sobreposta pela frase Everyone can do nothing, estilizada em linguagem publicitária. A artista explica que a proposta da Bienal de Bruxelas baseia-se na ocupação de espaços públicos e que sua obra será exposta como um outdoor, estampando a ideia de “parar o trabalho e pensar sobre a própria vida sem trabalho, noção oposta aos valores propagandeados em campanhas de marketing e corporativas”.

Menos postos de trabalho, tecnologias mais eficientes e maior automação. Para Mabe Bethônico, essas condições aliadas à pressão por produção fazem recair sobre o indivíduo uma enorme responsabilidade. “Minha convocação é para pensarmos essa situação como um problema coletivo e buscarmos formas de enfrentar essa tendência de competitividade cada vez maior”, explica.

A foto apresentada na obra foi tirada durante uma residência artística na caatinga brasileira, na qual Mabe refez as rotas trilhadas por um pesquisador suíço em investigações na década de 50. “O que observei lá, e de certa forma foi uma surpresa, foram condições de trabalho muito melhores do que as dos grandes centros urbanos. Havia pausas, uma jornada menor e trabalhadoras felizes com o que faziam”, relata.

O convite para a bienal belga partiu do curador e artista Angel Vergara. “Fiquei feliz em ser convidada por um artista que admiro e foi uma experiência desafiadora dialogar com um público universitário, que no futuro será o grande responsável por levar à frente a ideia de 'dar um tempo'”, conclui a artista.

Dias belos

Em sua nona edição, a bienal Oh Les Beaux Jours (Oh, Os Dias Belos) apresentará trabalhos de mais de 70 artistas e coletivos de todo o mundo. A proposta dos curadores é que o espaço público de Bruxelas “seja o terreno privilegiado de um possível encontro, uma proximidade entre arte e público e do compartilhamento de experiências sensíveis”. O tema da bienal faz referência ao trabalho do escritor Samuel Beckett.

Ferdinando Marcos