Notícias Externas

‘Mama mia’, publicação de Silvia Contaldo, trata com leveza o câncer de mama

Obra reúne 17 minicrônicas que relatam a experiência da professora depois de passar por duas mastectomias

Livro será lançado no próximo sábado, 5 de fevereiro, na Livraria Quixote
Livro será lançado no próximo sábado, 5 de fevereiro, na Livraria Quixote Sílvia Contaldo/Divulgação

Em 2008 e em 2021, a professora de filosofia da PUC MInas e da Faculdade Jesuíta Silvia Contaldo passou por duas mastectomias, uma experiência difícil, que foi marcada por dor e medo, mas também por amizade, força e cura. Inspirada por essa experiência, ela escreveu o livro Mama Mia, uma publicação que reúne 17 minicrônicas leves e curtas, mas que promovem reflexões profundas e trazem consigo um toque de esperança. 

Em muitos dos textos, Silvia também recorre à filosofia para explicar e entender a sua situação. O câncer de mama é um problema grave, mas a professora mostra neste livro que, por mais difícil que seja, este é um acontecimento da vida que deve ser encarado com naturalidade e que pode ser superado. Para saber mais sobre o livro Mama Mia, o programa Universo Literário desta quarta-feira, 26, convidou a autora do livro, Silvia Contaldo.

Motivada por uma angústia positiva, ela escreveu as crônicas em busca de pontuar as próprias preocupações por meio de um universo no qual encontrava um potencial curativo, o da literatura. A entrevistada contou o episódio que deu origem ao título da publicação e destacou a forma bem humorada com a qual tratou as situações relativas às suas experiências, inclusive nos textos. Além disso, falou sobre o formato das minicrônicas, que têm como fio condutor as experiências vividas por ela e a contribuição disso para o tom leve da obra.

Sobre a presença de conhecimentos filosóficos em Mama Mia, Contaldo revelou que acredita que a filosofia ajuda a compreender a própria existência e o mundo ao redor. “A filosofia nos ajuda, não a relativizar, mas a ver essa dimensão mais profunda da existência, para não ficar nessa superficialidade de que ‘se eu não tenho o corpo perfeito, eu não posso mais viver’. É entender porque as coisas acontecem de um jeito e como poderiam ser de outra maneira. E sobretudo ter coragem, coragem para viver”, afirmou.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.
Mama Mia, de Silvia Contaldo, é publicado pela editora Fique Firme e será lançado no dia 5 de fevereiro, às 11h, na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi). Informações podem ser consultadas no perfil da livraria no Instagram. Para participação segura em eventos presenciais durante a pandemia, o distanciamento, a higienização das mãos e o uso das máscaras seguem sendo importantes. Para que os estabelecimentos e eventos cumpram os protocolos de segurança e sejam seguros, é preciso que todos façam sua parte.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael