Notícias Externas

Março é o mês mundial de conscientização sobre a endometriose

No programa Conexões, médica e professora da UFMG esclareceu dúvidas sobre a doença

Endometriose observada durante uma laparoscopia
Endometriose observada durante uma laparoscopia Foto: Richie Graham / CC BY 2.0 / Wikimedia: https://bitli.li/obo

A endometriose é uma doença que afeta principalmente mulheres, prejudicando diversas áreas da vida, como disposição para o trabalho, vida sexual e até mesmo fertilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, sete milhões de mulheres convivem com a endometriose.

O endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, é sensível às alterações do ciclo menstrual. Se não há fecundação, o endométrio é eliminado na menstruação. Na endometriose, no entanto, as células do endométrio não são expelidas e migram no sentido contrário, fixando-se nos ovários ou na cavidade abdominal, e voltam a se multiplicar e a causar sangramentos. Os sintomas envolvem dores fortes no período menstrual e durante as relações sexuais, além de infertilidade.

A campanha Março Amarelo alerta mulheres sobre essa condição. O Mês Mundial de Conscientização da Endometriose tem o objetivo de orientar a população sobre as causas, sintomas, tratamentos e riscos, e ainda esclarecer as principais dúvidas sobre a doença. O mês foi escolhido para dar visibilidade à luta mundial pela conscientização da sociedade sobre a endometriose. 

Nesta segunda-feira, 18, no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a professora Márcia Cristina França Ferreira, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, especialista em fertilidade e endometriose, esclareceu curiosidades e dúvidas sobre a doença.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael