Institucional

Mauricio Campomori e Rita de Cássia Velloso assumem diretoria da Escola de Arquitetura

Posse será nesta quinta-feira, 1º de setembro

Os professores Mauricio José Laguardia Campomori e Rita de Cássia Lucena Velloso tomarão posse nesta quinta-feira, 1º de setembro, como diretor e vice-diretora, respectivamente, da Escola de Arquitetura da UFMG. A cerimônia terá início às 19h30, no auditório da Unidade, com a presença do reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida.

O plano de gestão inclui, de acordo com Campomori, encaminhar com tranquilidade o projeto do novo prédio da Escola, que será erguido no campus Pampulha, uma vez que não há perspectiva de se iniciarem as obras em curto prazo, em razão das restrições orçamentárias enfrentadas pela Universidade. Além disso, será preciso investir na manutenção do prédio ocupado pela escola, na Rua Paraíba.

“Queremos requalificar o edifício, que hoje abriga quase 1500 pessoas, e desenvolver política de compartilhamento de recursos e espaços. Parte do prédio é tombado, e também por isso ele deve ser muito bem cuidado”, afirma Campomori, que deixa a Pró-reitoria adjunta de Planejamento e Desenvolvimento.

Ele defende também que a Escola reforce seus laços com a vizinhança – “somos um bem público, inseridos no contexto urbano, e afinal essa é nossa especialidade” – e retome seu lugar de referência cultural para a cidade e de ator importante nas arenas de discussão sobre políticas urbanas. “Temos a convicção de que devemos ser mais ouvidos acerca de questões da cidade e do meio ambiente, contribuindo para uma gestão mais humana e sustentável”, completa Mauricio Campomori, que sucederá ao professor Frederico Tofani à frente da Escola de Arquitetura.

Os diretores
Mauricio Campomori é graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Arquitetura (1999) e doutor em Educação pela UFMG. Professor do Departamento de Projetos, atua com ênfase em ensino de arquitetura, sobretudo nos temas projeto da arquitetura e urbanismo e arquitetura e cultura.

Arquiteta formada pela UFMG, Rita de Cássia Velloso é mestre e doutora em Filosofia, também pela Universidade, com estágio doutoral na McGill University (Montreal, Canadá). Integra o Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e leciona também na PUC Minas. Coordena o Grupo de Pesquisa Cosmopólis (CNPq), sediado na UFMG. Sua atuação se concentra em teoria da arquitetura, história e teoria da cidade.