Semana do Conhecimento

Medicina lança projeto que valoriza trabalho do pesquisador

Iniciativa inclui website, e objetivo principal é estimular alunos a seguir caminho da pesquisa

Imagem do site do Projeto Pesquisadores
Professor Marcus Vinicius Gomez, em imagem do site do Projeto Pesquisadores ACS / Faculdade de Medicina

Com o objetivo de tornar os pesquisadores da Faculdade de Medicina da UFMG mais conhecidos dos públicos externo e interno, principalmente dos estudantes de graduação, foi lançado o Projeto Pesquisadores. A atividade integrou a agenda da 26ª Semana do Conhecimento da UFMG.

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa (CPq) e pelo Centro de Comunicação Social (CCS) da Unidade, o projeto vai destacar, a cada mês, um pesquisador que tenha história ligada à Faculdade de Medicina, utilizando recursos de texto e áudio. 

Os nomes foram definidos pelo professor Fernando Reis, coordenador do CPq, de acordo com os critérios de produtividade do CNPq que orientam os programas de pós-graduação da Faculdade. A lista inclui pesquisadores reconhecidos por seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior e respeita a representação dos programas de pós-graduação. “Precisamos valorizar a produção científica na instituição e acreditamos que, com essa divulgação, somos capazes de inspirar jovens estudantes a percorrer o mesmo caminho”, comenta Fernando Reis.

Além de relatar as pesquisas, o website do projeto vai apresentar os pesquisadores nos aspectos pessoal e profissional. Como o propósito é despertar o interesse de discentes pela pesquisa e, ao mesmo tempo, servir de registro histórico, a opção foi por desenvolver um site entre o contemporâneo e o tradicional. Há destaque para fotografias e citações e textos sobre fundo branco, limpo, como nas revistas. A página inicial destaca o pesquisador “do mês”, fazendo a chamada para o conteúdo completo. O site se adapta aos diferentes tipos de tela, incluindo a de dispositivos móveis.

Estreia

O primeiro entrevistado é o professor Marcus Vinicius Gomez, pesquisador convidado da Faculdade de Medicina da UFMG. Formado em Medicina Veterinária, com doutorado em Bioquímica pela UFMG e pós-doutorado em Farmacologia na Universidade de Michigan, Marcus Vinicius Gomez acumula mais de 240 artigos publicados em periódicos e cinco patentes, além de títulos, homenagens e prêmios em instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa. Marcus Vinicius é estudioso de toxinas de animais peçonhentos, especialmente da aranha armadeira (Phoneutria nigriventer), sobre a qual surgiram várias patentes.

Para ele, a atuação em pesquisa não é considerada trabalho, mas divertimento. “A pesquisa exige luta contínua, e as pessoas vivem me dizendo que preciso parar. A verdade é que sinto que não estou trabalhando, mas me divertindo”, conta Gomez.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina