Pesquisa e Inovação

Mesa da Semana do Conhecimento UFMG discute a presença de meninas na ciência

Professora da Faculdade de Educação Adla Betsaida tratará do tema na mesa ‘Desafios para o desenvolvimento sustentável’

Estudante no Laboratório de Micologia do ICB
Estudante no Laboratório de Micologia do ICB Foto: Lucas Braga / UFMG

Com o tema Transversalidade da ciência para construção de futuros, a Semana do Conhecimento UFMG 2021 integra a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A ideia é abordar a centralidade da ciência na vida das pessoas, em todas as áreas do conhecimento, e associar a transversalidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, na Agenda 2030. Nesta quinta-feira, 28, será realizada a mesa redonda Desafios para o desenvolvimento sustentável

Uma das palestras que integram a mesa discute o tema Meninas na Ciência, com a professora da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) Adla Betsaida. Para a ONU, a ciência e a igualdade de gênero são fundamentais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mas uma pesquisa realizada pela organização em 14 países mostra que a probabilidade de estudantes do sexo feminino obterem um diploma em ciências ou em áreas relacionadas é menos da metade do que as chances de os homens conseguirem a mesma certificação.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 26, a professora da FaE Adla Betsaida, que é coordenadora do Grupo de Estudo em Gênero, Sexo e Sexualidade em Educação, também da FaE, falou sobre a mesa e sobre os desafios para o aumento da participação das meninas e mulheres na ciência.

Ouça a entrevista conduzida pela jornalista Luíza Glória.

A mesa redonda Desafios para o desenvolvimento sustentável será quinta-feira, 28, a partir das 10h. Dividem a mesa com a professora Adla Betsaida, a professora Cláudia Mayorga, que fala de Igualdade de Gênero, e o professor Helder dos Anjos Augusto, que tratará do tema Fome zero e agricultura sustentável. A moderação é da professora Sibelle Cornélio Diniz, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Outras informações podem ser consultadas no site da Semana do Conhecimento.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória