Pesquisa e Inovação

​Mesa-redonda sobre CT&I reúne Ado Jorio, Clélio Campolina e Ciro Gomes

Trio vai traçar um panorama da ciência brasileira e mundial nesta quinta-feira

Detalhe de laboratório de análise de combustíveis, na UFMG
Detalhe de Laboratório de Análise de Combustíveis da UFMG Lucas Braga / UFMG

Nesta quinta-feira, 22, a partir das 10h, o auditório nobre do CAD1 abriga uma mesa-redonda sobre o tema CT&I na universidade pública. O evento vai reunir o professor Ado Jorio, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (2014-2015) e reitor da UFMG na gestão 2010-2014, Clélio Campolina Diniz, e o professor de direito, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes.

Ado Jorio iniciará a conversa, tratando do tema Nano e biotecnologia e a UFMG. Em seguida, às 10h30, Clélio Campolina fala sobre a Corrida científica tecnológica e a posição brasileira. Às 11h, Ciro Gomes fará uma comunicação com o tema Universidades públicas e desenvolvimento.

“Vou apresentar um panorama da realidade atual do Brasil no campo da ciência, tecnologia e inovação”, adianta Ado Jorio. Ele informa que pretende falar “sobre a construção de um ecossistema de CT&I” nos últimos anos e sobre “os perigos que estamos vivendo agora".

Clélio Campolina adianta que falará sobre a corrida científica e tecnológica no mundo e seus efeitos na geopolítica mundial. “Essa corrida vem sendo liderada pela Ásia, que tem sido protagonista. Em face disso, vou analisar a reação do ocidente industrializado a essa expansão asiática, a reação americana e europeia a essa perda de poder.”

Clélio também pretende tratar da posição relativa do Brasil nesse cenário. “O Brasil avançou nas últimas décadas, mas agora estamos correndo o risco de perder os avanços que fizemos, especialmente neste momento de aceleração da competição internacional." O ex-ministro de CT&I pretende, ainda, abordar o papel das universidades brasileiras no avanço científico e tecnológico do país e os erros da política econômica nacional.

Segundo Ado Jorio, Ciro Gomes deve apresentar uma visão mais macroeconômica da questão. “A ideia, em geral, é que possamos analisar o passado e discutir o presente, para que possamos propor algo para o futuro”, diz o professor da UFMG. O evento está sendo organizado pelo DA do ICEx.

Os palestrantes
Ado Jorio de Vasconcelos é professor no Departamento de Física da UFMG. Na Universidade, foi diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) de 2010 a 2012, chefe do Departamento de Física de 2015 a 2016 e pró-reitor de Pesquisa de 2016 a 2018. Em 2016, ele foi incluído na lista dos Highly Cited Researchers (dos pesquisadores mais influentes), da Thomson Reuters. Atualmente, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina.

Ciro Gomes foi professor de direito tributário e direito constitucional no Brasil e atuou como professor visitante na Harvard Law School, com carreira acadêmica paralela à carreira política. Foi prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, deputado federal, ministro da Fazenda e ministro da Integração Nacional, além de candidato à presidência da República em diferentes ocasiões. Também atuou em posições de alta gestão no setor privado industrial brasileiro.

Clélio Campolina Diniz é engenheiro mecânico e engenheiro de operação, mestre e doutor em ciências econômicas. Foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), da qual é professor emérito, diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), reitor da UFMG na gestão 2010-2014 e ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil em 2014. Ocupou cargos na Capes e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Seus estudos estão concentrados em economia regional, desenvolvimento econômico, economia da tecnologia, economia brasileira e economia de Minas Gerais.