Ensino

Mestrado profissional em administração pública (Profiap) tem inscrições abertas para exame de acesso

Interessados que já fizeram o Teste Anpad podem se candidatar até 7 de julho

No mestrado profissional, o servidor vai se debruçar sobre questões do seu cotidiano de trabalho
No mestrado profissional, o servidor vai se debruçar sobre questões do seu cotidiano de trabalho Foto: Foca Lisboa | UFMG

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), recebe inscrições até o dia 7 de julho para o Exame Nacional de Acesso das turmas do segundo semestre de 2024. Podem se inscrever candidatos que já fizeram o Teste Anpad em pelo menos uma das edições previstas no edital

O objetivo é formar profissionais com entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais relacionadas às políticas públicas que impactam a sociedade. 

A UFMG foi credenciada para integrar o Profiap em fevereiro de 2024 e oferecerá 10 vagas na próxima turma do curso, que começa em agosto deste ano. Metade das vagas é destinada a servidores efetivos ativos do quadro permanente da Universidade, e o restante pode ser preenchido por outros candidatos na categoria “demanda social”. Ao todo, as instituições associadas oferecem 284 vagas em todo o país.

O curso é realizado no formato semipresencial, com área de concentração em Administração Pública e duas linhas de atuação: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações. A carga horária é de 480 horas de atividades didáticas, correspondentes a 32 créditos, que podem ser cumpridos no período de 30 meses.