Notícias Externas

Mineiro se torna 1º brasileiro negro a se formar em Harvard

Natural de Paracatu, Arthur Abrantes ajuda outros jovens a trilhar o mesmo caminho

Arthur Abrantes:
Arthur Abrantes: formação em Harvard e aulas para ajudar outros brasileiros a seguirem o mesmo caminhoArquivo pessoal / Reprodução Redes Sociais

Um jovem mineiro se tornou, neste ano, o primeiro brasileiro negro a se formar na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nascido em Paracatu, município com menos de 90 mil habitantes no Noroeste de Minas Gerais, Arthur Abrantes, 26, se formou em psicologia, computação e francês em uma das 5 melhores universidades do mundo. Agora, ainda morando nos Estados Unidos e atuando como engenheiro de software, Arthur compartilha no Instagram, @faculdade.nos.eua, as suas experiências estudando fora, de forma a inspirar mais jovens que queiram seguir o mesmo caminho.
Ele conversou com o programa Expresso 104,5, nesta terça-feira, 5. Na conversa, Arthur contou que estudou em escolas públicas de Paracatu e nem pensava em fazer faculdade. “Era algo fora da minha realidade”. Ele só passou a pensar na possibilidade de ingressar no ensino médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). “Foi o primeiro concurso que eu fiz e passei e deu em alguma coisa. Eu achava que não era bom o suficiente, nunca tinha visto ninguém que tivesse feito e passado” contou. “(No IFTM) eu estava num ambiente onde todo mundo tinha a expectativa de entrar numa faculdade, os professores tinham essa expectativa, era uma coisa normal”. A partir daí, Arthur decidiu que gostaria de entrar em alguma das melhores universidades do país e, ao descobrir a possibilidade de fazer faculdade fora do país, pensou “porque não tentar, então, as melhores universidades do mundo?”

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto:

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória