Miniconcerto de Natal do Ars Nova celebra as ‘novas perspectivas de vida’

Apresentação gravada de forma virtual e presencial vai estrear no YouTube, hoje, às 19h

Alguns dos coristas que gravaram o miniconcerto de Natal:
Coristas gravaram quatro obras de autores britânicos para o miniconcerto de NatalReprodução de tela

Seguindo a tradição anual, nesta quinta, 23 de dezembro, às 19h, o Ars Nova – Coral da UFMG lança um miniconcerto para as celebrações de fim de ano. Em Ares novos de Natal, o coro exibe o repertório de forma remota, como já ocorreu no ano passado, devido à pandemia. O concerto será publicado no canal do coral no YouTube.

As dezenas de coristas que gravaram individualmente suas vozes e performances são acompanhadas por arranjo de órgão positivo (que tem tubos pequenos e leves e pode ser movimentado). O instrumento, que já é presença ilustre nas celebrações de fim de ano, foi executado pelo pianista Bruno Cruz.

Quatro obras inéditas compõem o concerto virtual. Três delas, Monday's child, Matthew, Mark, Luke and John e Sing a song of six pence, são de autoria de John Rutter. A última canção do concerto, And the glory, é um trecho do oratório Messias, de G. F. Handel.

Como têm temática ligada à infância e ao mito do nascimento de um Messias, as peças inglesas dialogam fortemente com a mensagem natalina, que se baseia em ideais de esperança e renovação. Por meio da música, o coro evoca imagens da representação desse nascimento para a humanidade e mostra como esse evento pode ser percebido no cotidiano de todos.

Conceito e direção artística
A proposta central do vídeo é mostrar as novas perspectivas de vida em um novo momento preenchido pela esperança. Ao contrário do ano passado, em que boa parte das famílias brasileiras celebraram o Natal a distância, este ano, graças às vacinas, há possibilidade de uma comemoração mais unida e calorosa. Outra ideia é promover a reflexão sobre o quanto as pessoas mudaram no período de reclusão.

Carolina Claret, corista do Ars Nova e uma das responsáveis pela direção do projeto, conta como o novo momento de reencontros se manifesta no vídeo. “Desta vez, nós usamos tanto o recurso presencial, com um quarteto cantando junto no Conservatório da UFMG, quanto o formato a distância, nos registros dos coristas que não conseguiram estar presentes e cantaram em suas casas. A gente fez um mix dessas experiências, da volta à ocupação dos espaços em um contexto em que é ainda necessário o distanciamento social”.

Os participantes do concerto receberam orientação especial para a gravação e a performance nos vídeos. “Incluímos algumas cenas do processo de preparação para o Natal, de forma descontraída e positiva. Recebemos diversos vídeos das pessoas montando a árvore com a família, preparando a refeição e curtindo a sua própria presença em casa. A gente conseguiu criar, mesmo com cenas individuais, um clima de encontro e coletividade.”

Mais informações estão no site institucional e no perfil do Ars Nova no Instagram.

Prêmios e estreias
O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a UFMG ao longo de décadas, no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e fez mais de 1.500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado, tirando o período de pandemia, em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de estrear no país diversas obras contemporâneas.

Coordenador e regente
Lincoln Andrade é natural de Leopoldina (MG), fez doutorado em Regência na University of Kansas (EUA), mestrado em Regência na University of Wyoming (EUA) e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros de prestígio, no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na UFMG, coordenador e regente do Ars Nova – Coral da UFMG.

Com Assessoria de Imprensa do Ars Nova – Coral da UFMG