Arte e Cultura

Minicurso na Fale abordará influência da cultura greco-latina no cinema brasileiro

A comédia brasileira Carnaval de Atlântida (1952) é uma metalinguagem que trata das peculiaridades inerentes à produção de grandes clássicos no cenário do cinema nacional
A comédia brasileira Carnaval de Atlântida (1952) é uma metalinguagem que trata das peculiaridades inerentes à produção de grandes clássicos no cenário do cinema nacional Divulgação

De 1º a 3 de junho, será realizado, na Faculdade de Letras (Fale), o minicurso Ancient greek myth and brazilian cinema, ministrado pelo professor de Literatura Grega e Latina da Saint Joseph’s University (Filadélfia – EUA), Konstantinos Nikoloutsos.

Anfitriã de Konstantinos, a professora do Departamento de Filosofia Maria Cecília de Miranda explica que a atividade vai abordar a natureza do cinema brasileiro e a recepção da cultura greco-latina nas manifestações nacionais de arte. “Desde quando surgiu o cinema no Brasil, diversas obras discutiram a permanência do mito da Grécia Antiga no país. O minicurso pretende abordar essa produção, inclusive as suas limitações”, informa Maria Cecília, que também preside a Associação Latino-Americana de Retórica.

Na ocasião, o professor grego também vai ministrar a palestra When translation is not enough: gaps in ancient texts and the challenge of theatrical production, como atividade de encerramento do I Colóquio do Grupo Teatro e Tradução.

As inscrições, gratuitas, serão efetivadas por meio do envio do nome e RG do interessado para o e-mail retorarufmg@gmail.com. As vagas são limitadas. Será emitido certificado de 12 horas-aula.

Parte dos textos utilizados no minicurso estarão disponíveis na pasta Cineam – minicurso Konstantinos, na copiadora da Fale, campus Pampulha.