Notícias Externas

Minicursos on-line da 74ª Reunião Anual da SBPC têm inscrições abertas

São ofertadas 14 atividades, com temas das mais diversas áreas do conhecimento

Estão abertas, até 21 de julho, as inscrições para os 14 web minicursos da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil, comemorado neste ano, o evento ocorrerá de forma híbrida, de 20 a 24 de julho. As atividades presenciais serão realizadas na Universidade de Brasília (UnB).

Todos os minicursos terão quatro aulas. As três primeiras videoaulas serão gravadas e disponibilizadas de 1º de julho a 5 de agosto. A carga horária dos minicursos varia de seis a oito horas, e receberá certificado de frequência quem assistir a todas as sessões gravadas e também à atividade que será ministrada em tempo real. Cada participante poderá se inscrever em até cinco atividades.

Temas
Os minicursos abrangem temas de diversas áreas do conhecimento. Na área biológica, há cursos como Análise de variantes genéticas e técnicas em patologia molecular, Enfrentamento das desigualdades e interseccionalidades: contribuições da saúde coletiva para repensar o Brasil e Vigilância sanitária em tempos de pandemia. No campo da divulgação científica, destacam-se os cursos Educomunicação e comunicação pública da ciência e Divulgação científica, humanidades e tecnologias: possibilidades e desafios do uso dos podcasts. A lista dos cursos está disponível no site da 74ª Reunião Anual da SBPC.

Reunião Anual da SBPC
De 20 a 24 de julho, a 74ª Reunião Anual da SBPC terá conferências, mesas-redondas, painéis e sessões de bate-papo, entre outras atividades. A programação da edição 2022, elaborada com o objetivo de apresentar um panorama amplo da ciência brasileira, é composta de 117 atividades presenciais e 110 on-line, com transmissão pelo YouTube.

A SBPC ainda levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à escola, destinado a estudantes e professores da educação básica. Também integram a programação a SBPC Jovem (exposição destinada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena, a SBPC Educação e a SBPC Inovação. Todas as informações estão no site do evento.

Campus Darcy Ribeiro, da UnB, é um dos quatro campi da Universidade que vão receber atividades da 74ª Reunião da SBPC
Campus Darcy Ribeiro é um dos quatro campi da UnB que receberão atividades da 74ª Reunião da SBPC Raquel Aviani | Secom UnB

Com Assessoria de Comunicação da SBPC