Moradia universitária do campus Montes Claros é ampliada

Quarenta estudantes já residem no novo bloco; número de vagas subiu para 148

.
Novos moradores reunidos durante a cerimônia de entrega das chavesFoto: Ana Claúdia Mendes | Cedecom Montes Claros

A tarde do dia 5 de outubro foi de alegria para 40 estudantes do campus da UFMG em Montes Claros. Depois de dois anos de execução, o novo bloco da Moradia Universitária Cyro Versiani dos Anjos já está ocupado pelos novos moradores. Somadas as 108 vagas antes disponíveis, a residência estudantil do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) passa a contar com 148 vagas, equilibrando a relação entre oferta e demanda em Montes Claros.

O novo bloco tem dois andares, que abrigam cinco apartamentos com sete quartos, um apartamento com seis quartos e um quarto adaptado de acordo com os critérios de acessibilidade. Cada apartamento tem quartos individuais, sala, cozinha, área de serviço e dois sanitários. O prédio também é equipado com sistemas de energia fotovoltaica e aquecimento de água. A expansão foi coordenada pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) e pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

O vice-diretor do ICA, professor Alcinei Místico Azevedo, destacou os esforços das gestões anterior e atual para a conclusão da expansão. “Isso envolve o trabalho de muitas pessoas. O planejamento dessa obra foi feito para um cenário, e sua execução  se deu em um momento totalmente diferente, o período da pandemia. Tudo quase dobrou de preço. Assim, o que planejamos em termos orçamentários já não correspondia ao que tínhamos. Houve um esforço muito grande da gestão da UFMG para viabilizar essa situação”, declarou.

.
Emilly dos Santos (à direita) recebe a chave do apartamento das mãos da gerente da Fump, Andréa SilvaFoto: Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros

Acolhimento
A cerimônia de entrega das chaves foi realizada na área de convivência da própria moradia. Participaram remotamente do evento a presidente da Fump, Teresa Cristina Kurimoto, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Licínia Maria Correa. A gerente da Fump em Montes Claros, Andréa Silva, e o vice-diretor Alcinei Místico participaram presencialmente da solenidade.

Os novos moradores receberam as boas-vindas da diretora da Fump e da pró-reitora de Assuntos Estudantis. “Esse projeto gestado nos últimos anos ganha vida com a chegada de vocês. É uma moradia com acessibilidade, que foi cuidadosamente pensada. Nós nos preocupamos com o paisagismo, com a estética e a segurança de todos. Espero que vocês encontrem cuidado nessa moradia e que também cuidem dela. Que vocês encontrem respeito – e também respeitem – e encontrem suporte para a permanência na Universidade. Espero que vocês percebam nossos cuidados em cada espaço”, afirmou a presidente da Fump, Teresa Kurimoto.

Licínia Correa, da Prae, reforçou o papel da assistência estudantil da UFMG para a permanência e formação de qualidade. “Vocês vão cumprir ao longo da graduação a missão de ser bons estudantes e de se formarem como cidadãos capazes de contribuir para a sociedade. Nosso papel é dar o suporte para que vocês estejam na Universidade e aproveitem todas as possibilidades que se apresentarem”, disse a pró-reitora.

Victor na nova morada:
Victor na nova morada, onde espera ampliar sua dedicação aos estudosFoto: Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros

Nova vida
Das 40 novas vagas, 26 são femininas e 14 masculinas. Emilly dos Santos é uma das novas residentes da Moradia Universitária. Natural de Belo Horizonte, a estudante do quarto período de Engenharia Agrícola e Ambiental dividia um apartamento até então. “Foi uma grande conquista. Meus pais moram de aluguel em Belo Horizonte e vivem de salário mínimo. Então, além do aluguel em BH, tinha o meu aluguel aqui, alimentação, transporte. Será um alívio financeiro para todos nós”, disse Emilly, que revelou suas expectativas na nova casa. “Minha vida vai melhorar muito, vou ter mais conforto, porque eu só tinha uma cama e minhas coisas ficavam no chão. Aqui, eu tenho guarda-roupa e uma mesa de estudo. Acredito que meu desempenho será muito melhor a partir de agora.”

O estudante Victor Leon Santos Oliva, do quarto período de Zootecnia, também estava muito feliz. “Não vou mais gastar com transporte para a Universidade nem com aluguel. Além disso, como estou mais perto da UFMG, poderei estudar e até descansar mais, já que o tempo gasto do centro de Montes Claros até a UFMG poderá ser dedicado aos estudos”, comemorou.

Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros