Pessoas

Morre a professora Rosa Belma Viotti, que foi diretora da EEFFTO

Velório será na manhã de sábado, no Parque da Colina, em Belo Horizonte

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 27 de abril, a professora Rosa Belma Afonso Viotti, que foi diretora (1994-1996) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Ela tinha 75 anos. A morte foi causada por infarto fulminante. Seu estado de saúde era considerado muito bom.

O velório será no próximo sábado, 29, das 9h30 às 11h30, no cemitério Parque da Colina, que fica na Rua Santarém, 50, bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte.

Rosa Viotti foi uma das fundadores dos cursos de Fisoterapia e Terapia Ocupacional Foto: Acervo pessoal

Natural de Araxá (MG), mais velha de oito filhos, Rosa Viotti ingressou na UFMG no início da década de 1970, para integrar um núcleo de assessoria pedagógica criado na época de implantação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Permaneceu na unidade até 1974 e acompanhou o então diretor do ICB Eduardo Cisalpino quando ele assumiu a Reitoria.

Mais tarde, depois de vários anos na EEFFTO – onde iniciou atividades em 1977 e foi uma das fundadoras dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional –, Rosa Viotti foi eleita diretora da unidade. Foi a primeira mulher a gerir a Escola. Vinculada ao Departamento de Fisioterapia, ela se aposentou em 1996.

Colega nas missões de assessoria pedagógica e como docente da Faculdade de Educação – origem funcional de Rosa –, a professora Maria Lisboa, hoje também aposentada, exalta a competência, a dedicação e o senso de responsabilidade de Rosa Viotti. “Era uma humanista, defensora dos mais altos valores, e era muito devotada aos amigos”, diz Maria Lisboa.

A professora Tânia Hiroshi, vice-diretora da EEFFTO e muito próxima de Rosa Viotti, com quem falava todos os dias, destaca características da amiga que foram cruciais, dentro e fora da UFMG. “Rosa foi uma pessoa muito bondosa, era conciliadora e muito calma. E cultivava uma enorme religiosidade”, diz.

Rosa Belma Viotti deixa irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhos-netos.