Institucional

Morre Cid Veloso, reitor na gestão 1986-1990; corpo será velado neste sábado no saguão da Reitoria

o professor Cid Veloso, reitor da UFMG na gestão 1986-1990
o professor Cid Veloso, reitor da UFMG na gestão 1986-1990 Foca Lisboa / UFMG

Morreu na noite desta sexta-feira, 9, em Belo Horizonte, ao 79 anos, o professor Cid Veloso, reitor da UFMG na gestão 1986-1990. O corpo será velado neste sábado, no saguão da Reitoria, a partir das 9h.

"Cid Veloso era uma pessoa muito generosa e apaixonada pela UFMG, e a esta Instituição dedicou sua vida", comenta o reitor Jaime Ramírez. "Democrata e conciliador, soube valorizar os órgãos colegiados superiores e conduziu com maestria a contribuição da UFMG à Constituição Federal de 1988", acrescenta.

Jaime Ramírez destaca que Cid Veloso, em sua gestão, lançou as bases das normas de graduação e pós-graduação, incentivou o ensino, a pesquisa e a extensão, que impulsionaram a UFMG à posição de destaque no cenário nacional. "Era muito atencioso e solícito, com ele aprendi muito. Fará muita falta. A UFMG perde um grande Reitor."

Trajetória
Mineiro de Piumhi, Cid Veloso graduou-se em 1961 na Faculdade de Medicina da UFMG, da qual também se tornaria professor. Especializou-se em cardiologia e tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em 2009, recebeu o título de professor emérito da UFMG.

Ocupou os cargos de vice-diretor e diretor da Faculdade de Medicina, de vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica e de presidente da Associação Médica de Minas Gerais.

Em 1983, tornou-se membro efetivo do conselho curador da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e, dois anos depois, representante do MEC no estado, na Comissão Interinstitucional de Saúde. Em 2014, foi eleito membro titular da Academia Mineira de Medicina.

É um dos fundadores da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu), plano de saúde criado em 1993 para atendimento à comunidade da UFMG. Como assessor da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, em 1995-1996, implantou o Programa de Saúde da Família.

Em 2012, lançou o livro Doutor Viagem, que contém fotografias, memórias, dados sobre aspectos marcantes de lugares e situações que visitou em centenas de viagens nacionais e internacionais.

Em agosto de 2015, publicou a obra Anos 60: os movimentos que mudaram o mundo, em que recupera os fatos marcantes do período e discute suas consequências sociais, culturais e políticas.

Cid Veloso era casado com a professora Roseni Rosangela Chompré, ex-diretora da Escola de Enfermagem.