Pessoas

Morre a professora Lygia Paccini, da Fisioterapia, vice-diretora da EEFFTO

Corpo será cremado amanhã, e cinzas serão lançadas em jardim da Escola

Lygia Lustosa:
Lygia Paccini: 'ética e cuidadosa'Thiago Peruch | EEFFTO

Morreu hoje (quinta, 17) a professora Lygia Paccini Lustosa, do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Aos 58 anos, ela não resistiu a um câncer, após 10 meses de grande esforço pela recuperação. Lygia era vice-diretora da Escola desde 2017, na gestão compartilhada com Gustavo Pereira Côrtes.

O corpo será cremado nesta sexta, 18, no Parque da Colina, depois de velório, pela manhã, reservado a familiares e pessoas muito próximas. As cinzas, a pedido dela, serão lançadas no jardim da rampa de acesso ao prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A cerimônia deve ocorrer na próxima semana.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida disse que Lygia era "uma pessoa muito querida, uma profissional muito respeitada e uma gestora comprometida com a instituição". Sandra lembrou que a professora sempre manifestou seu amor incondicional pela UFMG. "A Universidade está em luto. Sentiremos muito a falta dela", lamentou.

Gustavo Côrtes ressaltou que a colega e amiga era muito alegre, disposta e disponível. “Ela era muito ética e cuidadosa. No trabalho, era muito exigente, mas também carinhosa”, descreve o diretor, acrescentando que Lygia Paccini foi uma grande defensora da universidade pública e das causas da mulher e do idoso.

Segundo Côrtes, Lygia adorava os alunos e a UFMG, onde ingressou há quase dez anos. “A última demonstração clara disso é que, até a véspera de sua morte, fez questão de corrigir artigos. Ela disse que era uma motivação para viver”, ele relata.   

Gerontologia
Graduada em Fisioterapia pela UFMG, Lygia Paccini Lustosa cursou mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação, também na Universidade. Era docente do Departamento de Fisioterapia, que chegou a chefiar, e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. Ultimamente, atuava como tutora na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, no campo da saúde do idoso. Era também 1ª vice-presidente na área de gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Lecionava e pesquisava reabilitação, síndrome de fragilidade, desempenho funcional muscular e sarcopenia.

Itamar Rigueira Jr.