Notícias Externas

Mostra de cinema reúne produções de periferias de diferentes regiões brasileiras

Primeira edição do 'Olhar Periférico - Festival de Cinema' apresenta mais de 30 curtas de realizadores periféricos

Foram selecionadas obras de todo o país, com obras representando estados do nordeste, do sudeste, do centro-oeste e do sul
Festival conta com obras que representam Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul Divulgação

De 2 a 15 de agosto, ocorre a primeira edição do Olhar Periférico Festival de Cinema, produzido pela  Fly Cow Produções. O objetivo da mostra é ampliar o acesso aos jovens e aos cineastas das periferias de todo o Brasil, com produções de realizadores periféricos de diferentes regiões do país. São mais de 30 curtas, divididos em quatro mostras competitivas: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos, respectivamente, por mulheres, pessoas LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos. O Festival também realiza a Mostra Cult, com 8 longas-metragens premiados produzidos nos últimos anos, que retratam as periferias.

O crítico e curador de cinema Filippo Pitanga, que assina a curadoria da Mostra Cult do Olhar Periférico Festival de Cinema, conversou com Filipe Sartoreto nesta segunda-feira, 2, no programa Expresso 104,5. Durante a entrevista, o curador falou sobre como surgiu a proposta da mostra, explicou cada um dos eixos de exibição e destacou a importância de dar visibilidade às narrativas periféricas.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael