Notícias Externas

Mostra virtual percorre a trajetória do artista Ivan Serpa

'Mostra Ivan Serpa: a expressão do concreto' reúne mais de 200 trabalhos de diversas fases do artista

Além da exposição presencial, a mostra  conta com um tour virtual, que pode ser feito pelo site do CCBB.
Além da exposição presencial, a mostra conta com um tour virtual, que pode ser feito pelo site do CCBB. Foto: Divulgação

Ivan Ferreira Serpa nasceu em 1923, no Rio de Janeiro, e morreu precocemente, aos 50 anos, no ano de 1973. Essa trajetória interrompida cedo, no entanto, não o impediu de construir um relevante legado para a arte brasileira, que o situa entre os artistas mais importantes da arte moderna e contemporânea do país. 
Com uma carreira que oscilou entre o figurativismo e a arte concreta, Ivan Serpa é reconhecido, até hoje, por uma extrema sensibilidade e também por um forte compromisso com a liberdade da criação artística. 
Atualmente, o CCBB, em Belo Horizonte, recebe a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto que reúne mais de 200 trabalhos do artista. Os trabalhos são de diferentes fases de sua carreira, apresentando uma uma diversidade de tendências, técnicas e processos criativos. Além da exposição presencial, a mostra  conta com um tour virtual, que pode ser feito pelo site do CCBB. 
Para saber mais sobre aspectos da vida e da obra de Ivan Serpa, assim como trazer mais informações sobre a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, o programa Noite Ilustrada recebeu os seus curadores, Marcus de Lontra Costa e Hélio Márcio Dias Ferreira.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Hugo Rafael

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória

A UFMG Educativa lembra que ainda estamos em meio à pandemia de covid-19 e que, por isso, cuidados seguem sendo necessários na hora de visitar exposições presenciais. Lembre-se sempre de manter o distanciamento. Use máscara, cobrindo o nariz e a boca. Higienize as mãos sempre que possível, com água e sabão ou álcool em gel. E lembre-se: para que os estabelecimentos e eventos cumpram os protocolos de segurança, é preciso que todos façam sua parte!