Notícias Externas

No dia do Orgulho LGBTQIA+, programa Conexões aborda conquistas e desafios da comunidade

Conversa tratou da ocupação de espaços na sociedade e do acesso a direitos, como saúde e segurança

De acordo com a ONG Safernet, denúncias contra homofobia na internet cresceram 106% nos primeiros seis meses de 2021
De acordo com a ONG Safernet, denúncias contra homofobia na internet cresceram 106% nos primeiros seis meses de 2021 Reprodução / Pexels

Nesta segunda-feira, 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data simboliza a resistência e a luta por direitos civis de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, intersexuais e assexuais. O orgulho é, neste caso, uma recusa ao apagamento que foi imposto à comunidade ao longo de décadas, trazendo a data como um convite à celebração e afirmação da própria existência. 

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, o professor  Paulo Henrique Nogueira, da Faculdade de Educação da UFMG e integrante do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) foi o convidado  do programa Conexões. Na entrevista, ele falou sobre a história da data, as mudanças da sigla e do movimento ao longo dos anos. Também foram abordadas, na conversa, questões como o aumento das denúncias de homofobia, o posicionamento recente do papa em relação à lei de homofobia italiana e as medidas mais urgentes para garantir a segurança e a liberdade da comunidade. 

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael