Ensino

Novo dossiê de Arquivo Maaravi reúne artigos sobre judaísmo e cinema

Edição também traz contos, crônicas, humor, resenha e poesias

Pôster de divulgação do filme 'Yentl', comédia musical dirigida e estrelada por Barbra Streisand em 1983
Pôster de divulgação do filme 'Yentl', dirigido e estrelado por Barbra Streisand em 1983 Divulgação / Wikipedia

O cinema judaico é tema da nova edição de Arquivo Maaravi, revista digital da UFMG especializada em estudos judaicos. O número já está disponível para download gratuito na página da revista

No dossiê, Alcebíades Miguel escreve sobre judaísmo, cinema imaginário, iconoclastia judaica e cinema textual das vanguardas; Bruno Szlak fez uma análise sobre 007 e o cinema para ortodoxos judeus; Heloiza Barbosa dedicou-se o filme Yentl, de Barbra Streisand; Jorge Santana e Alice Mota abordaram o nomadismo identitário em Synonymes, do diretor israelense Nadav Lapid, e Luiz Nazario analisou os filmes-testemunhos de Julien Bryan.

A seção Varia, por sua vez, traz textos de André Vaillant (notas sobre fotografia, arquitetura e violência), Renato Pfeffer (percepção do mal como privação do bem e como oportunidade de redenção) e Wremy Scliar (que discorreu sobre a importância de Sefarad como o ornamento do mundo).

O número também reúne contos, crônicas, humor, resenha e poesias.

Arquivo Maaravi é um periódico semestral editado desde 2007 pelo Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG. Recebe artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área.