Notícias Externas

Exposição de Leandro Erlich brinca com o cotidiano e coloca o público em situações de estranheza

‘A Tensão’ conta com 19 instalações de grande porte do artista argentino

'The Classroom' integra mostra em cartaz no CCBB até 22 de novembro
'The Classroom' integra mostra em cartaz no CCBB até 22 de novembro Divulgação/CCBB

Obras que só existem em conexão com o visitante, em um jogo entre o que a mente sabe e o que os sentidos percebem. Esse é o convite da exposição A Tensão, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte. A mostra é uma produção do argentino Leandro Erlich e propõe que o público estranhe, ao mesmo tempo em que se mantém atento ao que vivencia ali. Algumas experiências possíveis entre as 19 instalações são entrar em uma piscina sem se molhar e sentar em uma sala de aula e ver refletida no espelho a imagem do ambiente e do próprio espectador modificadas. Outra característica das obras é a de ativar o modo de vida contemporâneo, com incentivo aos espectadores para registrarem suas visitas nas redes sociais. 

Nessa quinta-feira, 23, o programa Noite Ilustrada recebeu com o curador da mostra, Marcello Dantas. Ele definiu a arte de Erlich como "uma dúvida sobre olhar uma coisa e acreditar em outra". O nome da exposição, A Tensão, parte da mesma ideia, fazendo uma brincadeira com a sonoridade das palavras. Segundo Dantas, a dicotomia presente no título perpassa por todas as instalações e é o fator diferencial da obra do argentino, que é conhecido e premiado internacionalmente por seu trabalho dentro e fora de seu país.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A Tensão segue em cartaz até 22 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado na Praça da Liberdade, 450, Funcionários, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita e o museu está aberto de quarta a segunda, das 10h às 22h. Para acesso ao prédio, é necessária a emissão de ingresso através do site.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas