Arte e Cultura

Núcleo cênico da UFMG se apresentará em festivais de Campinas e Curitiba

Em Trinca-Matraca, os atores mascarados interagem com os transeuntes e com o espaço da cidade
Em Trinca-Matraca, os atores mascarados interagem com os transeuntes e com o espaço da cidade Divulgação

O Teatro&Cidade, núcleo de pesquisa cênica do Teatro Universitário (TU) da UFMG, vai se apresentar, nos próximos meses, em dois importantes festivais de teatro do país.

Nos dias 12 e 16 de fevereiro, o grupo participa do 12º Festival Internacional de Campinas (Feverestival), cujo tema é Amor como (re)existência. De 23 de março a 3 de abril, o Teatro&Cidade estará no Festival de Teatro de Curitiba (Fringe).

O grupo estará em cena com Intermitentes ou vai e vem, trabalho criado e apresentado nas ruas de Belo Horizonte, e também com Trinca-Matraca, que consiste em intervenção na qual cinco mascarados brincam com as diversas possibilidades que os espaços da cidade e seus ocupantes oferecem.

Ambas as performances são inspiradas nos princípios cênicos de manifestações tradicionais brasileiras e portuguesas, mas com o objetivo de dialogar com a cidade, seus moradores e o espaço urbano.

Criado em 2013, como grupo de pesquisa e extensão do TU, o núcleo é coordenado pelos professores Rogério Lopes e Tereza Bruzzi e conta com os atores Diego Meneses, José Antônio de Almeida, Naira Carneiro, Pedro Vilaça e Rikelle Ribeiro.

(Com assessoria de imprensa do núcleo Teatro&Cidade)