Notícias Externas

Observação de biomoléculas por criomicroscopia eletrônica rende Nobel de Química

Técnica pode ser usada para desenvolver novos medicamentos e combater vírus

Pesquisadores visualizaram novos processos e criaram novo campo de estudos em Química
Pesquisadores visualizaram novos processos e criaram novo campo de estudos em Química Facebook Nobel

O Nobel de Química 2017 foi anunciado para o trio de pesquisadores que desenvolveu melhorias na área da criomicroscopia eletrônica e inovou na observação de biomoléculas: Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson. A técnica permite observar biomoléculas em alta resolução, o que levou a bioquímica a uma nova era, afirmou a Academia Real das Ciências da Suécia.

"Essa nova tecnologia permite verificar as biomoléculas e entendê-las sobre o ponto de vista tridimensional. A questão espacial é fundamental para entender o funcionamento de medicamentos e suas reações, por exemplo", afirma Paulo Sérgio Bretones, professor do departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

A descoberta deverá contribuir para estudos ainda mais específicos, como os de combate a vírus. "O caso do zika vírus é um ótimo exemplo dessa técnica. Permitiu visualizar melhor o vírus e ver o funcionamento dele para então propôr algo que o combata", comenta a professora Ana Luísa de Quadros, do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

ouca-reportagem-larissa-arantes-04-10-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta quarta-feira, 4 de outubro de 2017.