Oficina ensina técnicas de fotografia a surdos
Ainda no Espaço do Conhecimento, ciência e música se unem em percurso temático
Neste sábado, 23, o Espaço do Conhecimento abrigará, a partir das 10h, a oficina Surdofoto, uma aula de fotografia especial para surdos, acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão apresentados conhecimentos técnicos básicos, como o uso da luz, o enquadramento e as cores que compõem a imagem.
Os participantes devem levar uma câmera simples, que pode ser de celular, exceto iPhone. A atividade será ministrada por Sabrina Rocha, selecionada em chamada de proposta para oficinas do programa Sábado com Libras, lançada pelo Espaço.
Os interessados em participar da oficina devem se inscrever pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com. Há 15 vagas disponíveis. A classificação indicativa é de a partir de 12 anos.
Som e ciência
Ainda no sábado, às 15h, o percurso Som, ciência e música, vai propor aos visitantes do espaço uma reflexão sobre o surgimento da canção que chega aos ouvidos. Os mediadores passarão pela exposição de longa duração, Demasiado humano, onde serão questões como: há som no espaço? Como as ondas sonoras se movimentam? Há diferença entre a propagação do som e a da luz? Qual a origem da música e sua relação com as culturas?
Após o bate-papo, o público seguirá para a mostra Canção amiga, que revela o contexto de surgimento e consolidação do Clube da Esquina no cenário artístico nacional. A participação na atividade, que tem duração de uma hora, é gratuita, mediante retirada de senha na recepção. A classificação indicativa é livre.
O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.