Notícias Externas

Orquestra Ouro Preto comemora 20 anos com live comemorativa nesta sexta-feira

Maestro Rodrigo Toffolo, regente e diretor artístico do conjunto, falou sobre as duas décadas de atuação e demais ações de comemoração em 2020, no programa Noite Ilustrada

Uma das apresentações mais aclamadas do conjunto conta com repertório dos Beatles
Uma das apresentações mais aclamadas do conjunto conta com repertório dos Beatles Divulgação / Orquestra Ouro Preto

Uma das formações orquestrais mineiras de maior prestígio em todo o Brasil, a Orquestra Ouro Preto, completa, em 2020, 20 anos de atividades ininterruptas. Criada no ano 2000, com o nome Orquestra Experimental da Ufop, a orquestra reunia músicos ligados à Universidade Federal de Ouro Preto, e desde o início, tinha o objetivo de resgatar a tradição musical da histórica cidade de Ouro Preto, unindo música erudita e popular. 

Desde então, a Orquestra Ouro Preto rompeu os limites da cidade e também do Estado, e tem se apresentado, com sucesso, em todo o país. Por meio de um repertório diversificado, que vai dos grandes nomes geralmente tocados por orquestras em todo o mundo, como Mozart e Beethoven, até o rock orquestrado dos Beatles, a musicalidade mineira do Clube da Esquina e também os clássicos do cinema mundial, a Orquestra tem contribuído para formar novos públicos de concerto, que ajudam a romper com a imagem elitizada que muitas vezes a música clássica aparenta. 

Para celebrar essas duas décadas de atividades, a Orquestra Ouro Preto volta ao palco, na próxima sexta-feira, 21, mas de um jeito diferente: desta vez, a presença do público será virtual. A apresentação, feita com todos os cuidados necessários para este período de pandemia, será no palco do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, e será transmitida, ao vivo, pelo canal da Orquestra no Youtube, com repertório inusitado, que reúne alguns dos maiores sucessos já interpretados pelo conjunto. 

Além dessa apresentação, os 20 anos da Orquestra Ouro Preto também serão marcados por outros concertos inéditos nas plataformas digitais e aulas on-line. O maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra, falou sobre a história do conjunto e sobre as comemorações do aniversário de duas décadas do grupo, incluindo a live de sexta-feira, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, nesta quinta-feira, 20.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Para garantir a segurança dos músicos e de toda a equipe envolvida na transmissão, a Orquestra Ouro Preto contratou o médico infectologista Aílton Alves Júnior, que desenvolveu protocolo específico para uma apresentação de orquestra, de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A apresentação começa às 20h30 desta sexta-feira, 21. Você pode assistir, no player abaixo:

Produção de Hugo Rafael