Pesquisa e Inovação

‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha, é tema de pesquisa realizada na FALE

Livro-tese do professor, pesquisador, mestre e doutor Jussaty Luciano Cordeiro Junior analisa os múltiplos discursos que atravessam a obra

'As múltiplas matrizes discursivas na obra ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha', analisa a narrativa do clássico a partir de conceito das teorias linguísticas
'As múltiplas matrizes discursivas na obra ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha', analisa a narrativa do clássico a partir de conceito das teorias linguísticas Editora Letramento/Divulgação

Em outubro de 1897, o jornalista, engenheiro e militar Euclides da Cunha foi enviado ao nordeste da Bahia para cobrir o conflito que assolava o pequeno Arraial de Canudos. Durante a viagem, o escritor registrou em diários pessoais um compilado de informações sobre o cotidiano dos sertanejos, a organização de Canudos e também sobre as consequências da guerra sobre a população da região. Juntamente com a cobertura jornalística, esses registros deram origem ao livro Os sertões, publicado em 1902. Considerada uma das obras mais importantes da literatura brasileira, o romance histórico de Euclides da Cunha é o objeto da publicação As múltiplas matrizes discursivas na obra ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha, do professor, pesquisador, mestre e doutor em estudos linguísticos pela UFMG, Jussaty Luciano Cordeiro Junior.

Lançada em 2019, a pesquisa se dedica à análise dos múltiplos discursos que atravessam a narrativa dos acontecimentos presentes em Os Sertões, utilizando o conceito de “matrizes discursivas”, cunhado a partir das teorias linguísticas. O livro-tese reúne os resultados da pesquisa de doutorado do professor em Estudos Linguísticos, na área de Análise do Discurso, realizada na Faculdade de Letras da UFMG, entre os anos de 2009 e 2014. Para saber mais sobre As múltiplas matrizes discursivas na obra ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha, o programa Universo Literário desta terça-feira, 11, recebeu o próprio autor do livro, o professor, pesquisador, mestre e doutor em estudos linguísticos, Jussaty Luciano Cordeiro Junior.

Em entrevista à Luiza Glória, o pesquisador contou um pouco sobre suas motivações para analisar a obra e sua relação com ela, que sempre lhe provocou uma ânsia de entender a capacidade de Euclides da Cunha de trabalhar com uma quantidade tão variada de conceitos na narrativa. O entrevistado explicou o conceito de matrizes discursivas e falou sobre o dialogismo bakhtiniano, em que todo discurso é permeado por outros discursos, ideia presente na obra do autor. Outro tópico destacado foi a forma como o positivismo atravessa e amarra todas as teorias científicas presentes no livro, servindo de arcabouço teórico para a obra.

A formação de Euclides foi intensamente estudada pelo convidado, que afirmou que esse é também um aspecto importante para analisar a presença das inúmeras referências e teorias científicas no clássico. “É interessante pensar que esses registros permitem que a gente possa mapear o contexto histórico de uma época sobre uma outra perspectiva. Nesse sentido, a análise de discurso, disciplina da linguística, é uma ferramenta importantíssima pra interpretar essas matrizes discursivas, esses interdiscursos que aparecem nos textos da época. Isso acontece a todo momento, inclusive hoje”, refletiu o professor.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

As múltiplas matrizes discursivas na obra Os Sertões de Euclides da Cunha é uma publicação da Editora Letramento e pode ser encontrada no site da editora e também em lojas físicas e virtuais.

Produção: Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória