Período de matrículas das Formações Transversais será aberto em abril

As nove opções oferecidas podem ser cursadas por estudantes de graduação, pós-graduação e da comunidade externa

Alunos da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos
Alunos da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos Alexandre Monteiro | Cultura | UFMG

As matrículas de estudantes de graduação nas atividades curriculares das nove Formações Transversais ofertadas pela UFMG serão realizadas de 1º a 4 de abril. Os discentes interessados devem se registrar pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

No caso de opção pelas atividades acadêmicas transversais, que são originalmente de pós-graduação, o graduando deve preencher o formulário de requerimento, que também deve ser assinado pelo coordenador do seu curso, e enviá-lo, até 7 de abril, ao e-mail transversal@prograd.ufmg.br.

Mestrandos e doutorandos também podem se matricular nas atividades.Se houver vagas remanescentes, pessoas da comunidade externa poderão requerer matrícula na modalidade de disciplina isolada.

No caso dos estudantes da pós-graduação, o formulário de requerimento está disponível no site da Pró-reitoria de Graduação. Após preenchido, também deve ser assinado pelos seus orientadores e enviado, até 7 de abril, ao e-mail da Secretaria das Formações Transversais (transversal@prograd.ufmg.br).

Também no dia 7 de abril (até as 23h59 no horário oficial de Brasília), a  comunidade externa pode requerer matrícula nas atividades, por meio de preenchimento de requerimento próprio, que também deve ser enviado ao e-mail transversal@prograd.ufmg.br, junto com os seguintes documentos: curriculum vitae, acompanhado de cópia de títulos e diplomas que tiver, histórico escolar ou documento equivalente, cópia do documento de  identidade, cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos, se estrangeiro, e cópia do CPF. Caso seja servidor da UFMG, o interessado deve apresentar cópia do último contracheque e autorização da chefia.

O estudante que obtiver deferimento de matrícula em qualquer número de disciplinas isoladas deverá pagar taxa única de R$ 194,57. O comprovante de pagamento deverá ser enviado, até 12 de abril, para o e-mail transversal@prograd.ufmg.br.

Integralização
Desde 2014, a UFMG oferece nove Formações Transversais que, a critério do colegiado do curso, podem ser integralizadas à carga horária do núcleo complementar e também podem integralizar créditos do núcleo geral dos estudantes. São elas: Saberes Tradicionais, Divulgação Científica, Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira, Culturas em Movimento e Processos Criativos, Direitos Humanos,  Empreendedorismo e Inovação, Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI,  Acessibilidade e Inclusão e Estudos Internacionais.

A descrição das ementas de cada formação está disponível em catálogo digital. Mais informações podem ser obtidas na página da Pró-reitoria de Graduação ou solicitadas pelo e-mail transversal@prograd.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-6590.