Coberturas especiais

Pesquisa analisa produção e coleta de resíduos em capitais brasileiras durante a pandemia

Em entrevista à UFMG Educativa, Kátia Campos, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, falou sobre o estudo

Produção e coleta de lixo variou em capitais brasileiras durante período de distanciamento social
Produção e coleta de lixo variou em capitais brasileiras durante período de distanciamento social Foto: Jefferson Peixoto/Secom / Fotos publicas / CC BY-NC 2.0

O distanciamento social provocado pela covid-19 tem impactado a rotina de milhões de pessoas no mundo. Uma análise do lixo doméstico e dos resíduos sólidos consegue mostrar como essa mudança de rotina afeta essa produção. Em março e abril,essas medidas levaram à alteração radical do comportamento da população brasileira, quando o consumo foi limitado e a circulação de pessoas foi reduzida, tanto nos transportes públicos, como nas ruas. 

Na fase em que estamos, a retomada das atividades em algumas capitais, com a reabertura de diversos setores da economia, proporcionou uma relativa retomada do consumo. Todos estes fatores contribuem para o aumento ou para a redução da geração de resíduos, que é proporcional ao consumo. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Kátia Campos, falou sobre a terceira pesquisa sobre o impacto da covid-19 na gestão de resíduos nas capitais brasileiras, que analisou a produção e a coleta de resíduos domiciliares comuns e de coleta seletiva. A entrevista foi ao ar nesta quinta-feira, 3.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Arthur Bugre