Pesquisa da Engenharia será financiada pela Fundação Gates

Pesquisa sobre desinfecção de esgoto domiciliar, coordenada por Camila Amorim, receberá 100 mil dólares

Camila Amaral:
Camila Amorim: eficácia e baixo custoArquivo pessoal

O projeto de pesquisa da professora Camila Amorim, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, foi um dos selecionados para financiamento pela Fundação Bill e Melinda Gates, que apoia ideias inovadoras em saúde, agricultura e desenvolvimento. Vinte e cinco projetos brasileiros foram contemplados pela chamada do programa Grand Challenges Explorations (GCE).

De acordo com Camila, a investigação busca métodos mais eficazes e de baixo custo, baseados na luz solar e na tecnologia de LED, por exemplo, para a retirada de antibióticos e bactérias resistentes a esses antibióticos após o tratamento biológico do esgoto domiciliar. "A pesquisa inicial chegou ao fim após a defesa de doutorado da aluna Maria Clara Starling. Em seu estudo, foi possível identificar que esses novos processos que estamos estudando são mais eficazes que o tratamento de desinfecção convencional utilizado em algumas estações de tratamento de esgoto (ETEs) no Brasil”.

Lançando em 2008, o GCE conta com a parceria do Ministério da Saúde, do CNPq e de outras fundações e entidades de amparo à pesquisa. Os projetos escolhidos receberão 100 mil dólares. Camila conta que esse dinheiro será utilizado para compra de equipamentos de pequeno porte, insumos para o laboratório e pagamento de três bolsas de pesquisa. “Será possível avançar nos estudos e fazer testes em escala semipiloto", acrescenta.

A docente, que realiza estudos de pós-doutorado, trabalha com o grupo de engenharia de superfície da Manchester Metropolitan University, no Reino Unido. "Estamos desenvolvendo superfícies fotocatalíticas, que poderão ser adaptadas aos nossos fotorreatores instalados no Brasil, o que gerará redução do consumo de reagentes químicos."

A pesquisa desenvolvida por Amorim foi selecionada pelo edital Novas abordagens para caracterizar a carga global de resistência aos antimicrobianos. Outro edital selecionou projetos em Ciência de dados para melhorar a saúde maternoinfantil no Brasil, destinados a pesquisas sobre nutrição infantil.

Maria Clara Starling e o foto-reator instalado na UFMG
Maria Clara Starling e o fotorreator instalado na UFMG Arquivo pessoal