Saúde

Pesquisa da Medicina vai apurar os desafios dos profissionais da radiologia durante a pandemia

Trabalhadores enfrentaram dificuldades para receber EPIs e não foram priorizados na campanha de vacinação

Apesar de estarem na linha de frente do enfrentamento à covid-19, profissionais enfrentaram dificuldades para o reconhecimento
Mesmo à frente do combate à covid-19, profissionais enfrentaram dificuldades de reconhecimento Camila Souza | Governo da Bahia

Pesquisa da Faculdade de Medicina vai avaliar as implicações da pandemia para os profissionais da radiologia na área da saúde (médica e odontológica) e da educação (cursos técnico e tecnológico) e os trabalhadores da área forense. As atividades profissionais da radiologia tiveram seus protocolos alterados e suas demandas aumentadas.

Disponível até novembro, mês em que se celebra o Dia Internacional da Radiologia, o formulário é composto de perguntas sobre a percepção e as vivências dos profissionais durante a pandemia. As respostas serão apuradas de forma sigilosa. A participação é voluntária e sem custos. O projeto é conduzido pelos professores Críssia Paiva (coordenadora), Rodrigo Gadelha e Luciana Batista, do Departamento de Anatomia e Imagem 

Apesar de os exames de imagem desempenharem papel central no controle clínico da covid-19, os profissionais da radiologia tiveram dificuldades de acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs) e à prioridade na vacinação. Críssia Paiva relata que foi necessária grande mobilização da comunidade para o reconhecimento dos trabalhadores como profissionais da saúde.

“Precisamos consubstanciar as pautas da radiologia com dados e acreditamos que isso será possibilitado pela pesquisa por meio da escuta do profissional e da coleta de dados institucionais”, explica a professora. 

Coleta de dados
Em dezembro, serão coletados dados institucionais nos ambientes mais afetados na pandemia. Profissionais que atuam em hospitais, clínicas, Institutos Médicos Legais (IMLs) e instituições de ensino serão convidados a participar da pesquisa.

“No primeiro semestre de 2022, documentaremos casos de profissionais que foram acometidos pela covid-19. A escuta individualizada – e mais detalhada – visa ampliar a compreensão da dimensão dessa experiência”, informa a professora.

São coparticipantes da pesquisa o Conter, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Minas Gerais (CRTR 3ª Região), o Hospital das Clínicas da UFMG, o Hospital Risoleta Tolentino Neves, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFB), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Faculdade de Tecnologia do Amapá (Meta), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Geral de Perícia do Estado do Rio Grande do Sul e o Instituto Médico Legal (IML).

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG