Pesquisa e Inovação

Pesquisa ressalta papel da educação infantil para cultura antirracista

Dissertação defendida na FaE analisou percepção de crianças de três a quatro anos sobre o corpo e cabelo negro; trabalho é tema de novo episódio do ‘Aqui tem ciência’

Como crianças ainda muito pequenas, na faixa de três a quatro anos de idade, compreendem os significados do corpo e do cabelo negros em suas interações? Professora da educação infantil, a pesquisadora Elândia dos Santos foi atrás da resposta para essa questão em sua pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG. 

O trabalho de campo foi realizado em uma instituição de educação infantil, localizada na região Noroeste de Belo Horizonte, e concluiu que as crianças, ao se relacionarem umas com as outras ou mesmo com os adultos, estabelecem novas significações sobre sua estética negra e não negra, o que pode contribuir para o desenvolvimento de uma identidade. 

A dissertação também destaca o papel da educação infantil para a construção de uma cultura antirracista desde os primeiros anos de formação. Saiba mais no novo episódio do Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa:


Raio-x

Dissertação: Corpo e cabelo negro: (re)significações e interações com e de crianças de escola de educação infantil de Belo Horizonte
O que é: pesquisa qualitativa com o objetivo compreender como as crianças de 3 e 4 anos de idade significam ou ressignificam o corpo e o cabelo negro nas interações que estabelecem em uma instituição de educação infantil de Belo Horizonte
Nome da pesquisadora: Elândia dos Santos
Ano da defesa: 2020
Programa de pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação
Orientador: Ademilson de Souza Soares
Coorientadora: Tânia A. Ambrizi Gebara

Elândia dos Santos relata
A autora do trabalho Elândia dos SantosArquivo pessoal

O episódio 92 do programa Aqui tem ciência tem apresentação de Beatriz Kalil e produção de Paula Alkmim. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues. 

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. 

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.