Notícias Externas

Pesquisador cria escala para medir ansiedade odontológica em crianças com deficiência visual

A expectativa é que o instrumento possa auxiliar ações políticas e clínicas de caráter inclusivo; trabalho é tema do novo episódio do Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa

Criança durante a pesquisa que avaliou a escala tridimensional brasileira
Criança durante a pesquisa que avaliou a escala tridimensional brasileira Lucas Telles

A ansiedade odontológica é um fenômeno caracterizado por sentimentos de tensão, apreensão, nervosismo e preocupação, e pode levar uma pessoa a encarar o tratamento de dente como uma ameaça e, consequentemente, resistir a ele ou criar dificuldades para o trabalho do dentista. Por isso, é necessário que o profissional tenha acesso a instrumentos capazes de avaliar a ansiedade odontológica, o que possibilita planejar melhor a intervenção em cada caso clínico. 

O problema é que, de modo geral, as ferramentas disponíveis atualmente para fazer essa análise não levam em conta as especificidades dos pacientes. Pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia da UFMG partiu de uma escala tátil desenvolvida na Índia para criar uma escala brasileira com o objetivo de avaliar os níveis de ansiedade odontológica em crianças e adolescentes com deficiência visual. Para elaborar a versão brasileira da escala, o trabalho contou com a parceria da Escola de Engenharia da UFMG e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).  

Uma vez produzida a escala, o instrumento foi testado. Participaram dessa parte do estudo 10 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos do Instituto São Rafael, em Belo Horizonte. A média de idade dos participantes foi de 13,6 anos, e 60% eram do sexo masculino. Cinco participantes tinham baixa visão, e cinco eram cegos. Nove estudantes declararam sentir algum grau de ansiedade odontológica. 

O autor do trabalho, Lucas Teles, destaca que os resultados mostraram que a escala foi bem aceita pelos participantes e é válida para medir o nível de ansiedade odontológica em crianças e adolescentes brasileiros com deficiência visual. O trabalho foi premiado no 6º Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a Criança e o Adolescente – Novos Horizontes, realizado no ano passado.

Saiba mais no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.


Raio-x da pesquisa

Dissertação: Validação da escala tátil B-RMS-TS destinada a crianças e adolescentes brasileiros com deficiência visual
O que é:  Estudo que desenvolveu escala adaptada à realidade brasileira para avaliar os níveis de ansiedade odontológica acessível a crianças e adolescentes com deficiência visual
Pesquisador: Lucas Rodrigues Teles
Orientadora: Junia Maria Cheib Serra-Negra
Coorientador: Paulo Antônio Martins Júnior
Programa de pós-graduação: Odontologia
Ano da defesa:  2020
Financiamento: Capes