Pesquisa e Inovação

Pesquisadores promovem encontro de bibliotecárias(os) negras(os) antirracistas

Evento científico online debaterá epistemologias negras e diversidade

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promovem o II Encontro Nacional e o I Encontro Internacional de Bibliotecárias(os) Negras(os) e Antirracistas que ocorrerá de 26 a 28 de agosto de 2021. O evento online, com protagonismo negro, debaterá sobre os desafios desses profissionais para a construção de uma sociedade antirracista, emancipada e comprometida com a diversidade.  

A universidade será vanguarda tendo o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-ECI) na coordenação geral do primeiro encontro internacional  (I EIBNA)  que reunirá cientistas da  América Latina, América do Norte,  Europa, África e  outros continentes para tratar de perspectivas interculturais na biblioteconomia e ciência da informação . 

A segunda edição do evento nacional (II ENBNA) abordará questões a respeito das epistemologias negras além de debates contemporâneos sobre racismo, educação e legislação étnico-raciais, branquitude, decolonialidade, literatura afro-brasileira, políticas de desenvolvimento e coleções, patrimônio artístico e cultural, saúde da população negra, acessibilidade, comunidades e povos originários, feminismo negro, sexismo, LGBTQI+, dentre outros 21 temas. O prazo para submissão dos trabalhos segue até o dia 31 de julho.  

Em entrevista para a TV UFMG, Franciéle Garcês, Ana Paula Meneses, Rubens da Silva (coordenação geral do II ENBNA e do I EIBNA  e a professora  Delfina Lázaro (Universidade Eduardo Mondlane -- Moçambique) destacam a importância do evento.  

Serviço 

Faça sua inscrição no site

Equipe: Soraya Fideles (produção e edição de conteúdo), Marcelo Duarte (edição de imagens).